O que o Coach pode aprender com o Jazz?

Publicado em 09 de setembro de 2014

Ficou curioso com o título da matéria de hoje? Pois é, quem diria que um pesquisador encontraria a relação conceitual entre a prática profissional do Coaching com o tradicional ritmo norte-americano nascido no início do século XX, e originário de Nova Orleans e Chicago! Pois o analista canadense Michael J.B. Read cria evidências de que isso é possível com o estudo O que os Coaches podem aprender com a história do Jazz baseados em improvisação. O trabalho foi divulgado no mês passado pela publicação International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring (Vol. 12, No. 2).

Resumidamente, o autor afirma que, desde os primeiros estilos do Jazz até os estilos mais atuais, a componente-chave da “improvisação” é um item importante para a prática musical. No Jazz, a improvisação é conceitualmente ligada à dinâmica das relações e interacões com modelos prévios, da mesma forma que acontece na prática do Coaching. Essas relações e interações improvisadas envolvem diretamente a criação de ideias, pensamentos e soluções compartilhadas.

A maioria dos Coaches relata que, em algum momento, a improvisação foi importante na interação com o Coachee, o que sugere que ela pode ser componente essencial de muitas questões tratadas no processo. As atividades de Coaching mais frequentemente citadas como alvos de improvisação estão no desenvolvimento das sessões com as conversas afins, feedbacks e exercícios aplicados ao cliente. Michael Read afirma que Coaches bem preparados, e que conseguem improvisar adequadamente, são capazes de ajudar os clientes a melhor formularem ideias inovadoras, soluções e decisões.

Uma proposição básica do estudo afirma que a criação e a utilização de fórmulas pré-arranjadas no Jazz (conteúdos temáticos, pequenas passagens musicais, arranjos, cotações, etc) são vistas como semelhantes ao uso que se faz de soluções, projetos, ferramentas, táticas ou planos existentes, quando estes são inspirados (ou copiados) de modelos ou práticas comuns do Coaching. Quando confrontados com nova questão ou problema, alguns Coaches tentam aplicar uma solução pré-existente ou um plano de contingência, sendo aceitável que estes podem ser modificados (adaptados) por soluções de improviso, com ideias mais atuais, espontâneas e apropriadas ao caso.

Continuando, o autor comenta que os Coaches precisam adaptar-se ao tempo e à pressão para alcançar resultados, ainda mais em se tratando de grupos. Quanto mais pressão existir, mais se faz necessário o uso de modelos e soluções pré-concebidas que possam suportar eficientemente a improvisação. A própria história do Jazz sugere que quando a maior velocidade de improvisação é necessária, a improvisação coletiva é mais difícil de acompanhar. Partindo da metáfora do Jazz, o Coach precisa fornecer aos Coachees momentos de quebra de ritmo e/ou pressão, até mesmo desenvolvendo um trabalho aparentemente sem sentido, para ajudar na improvisação.

De forma geral, a análise de Michael Read indica que a capacidade de saber improvisar pode ser uma componente essencial para o sucesso sustentado de um Coach, somando-se ao conhecimento para liderar Coachees em organizações (individuais ou em equipes). O exame da improvisação ao longo da história do Jazz revelou relações conceituais fascinantes, projetando que Coaches e Coachees também podem tirar muito proveito a partir das soluções ou propostas passadas. Assim como os principais músicos de Jazz fazem com suas passagens e acordes prontos, os Coaches podem se preparar para facilitar a condução dos momentos de improvisação na prática do Coaching.

Finalizando, parece ser totalmente possível ter resultados com improvisação, desde que nunca cesse a motivação do Coachee para a criatividade individual e em grupo, dentro de um ambente dinâmico de colaboração, engajamento, responsabilidade e bom relacionamento. Tal qual ocorre no Jazz!

E você leitor, já improvisou alguma vez na prática do Coaching?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.