O que podemos aprender com o Batman?

Publicado em 04 de agosto de 2014

“Não há nada a temer, a não ser seu próprio medo.”

Compaixão, justiça e esperança são palavras que representam o nosso super-herói. E um super-herói plenamente possível. Batman é um homem comum, ou seja, ele não veio de outro planeta, não tem superpoderes e não é fruto de uma mutação genética.

Ele poderia ter escolhido viver a sua vida, sem se importar com os problemas do mundo. Mas, Batman tinha um propósito maior e escolheu utilizar sua inteligência e dinheiro em busca de justiça. Agora, como é possível um super-herói sem superpoderes?

É possível quando o herói em questão apresenta duas grandes qualidades muito bem desenvolvidas: O autocontrole e autodisciplina. Mesmo nos mais sombrios desafios o nosso herói não perde o controle. E ainda vai além, não desenvolve nenhum sentimento de ódio ou vingança. Por pior que seja o inimigo, ele não o mata. Ele cria maneiras de capturar os criminosos e levá-los frente à justiça, permitindo que sejam formalmente acusados, processados e punidos pelos seus crimes.

Sua autodisciplina é rigorosa o que faz nosso super-herói parecer sobre-humano. Ele enfrenta seus medos de frente, e isso fica muito claro quando no filme “Batman Begins” ele retorna ao poço onde havia caído quando criança, e enfrenta os morcegos, que haviam se tornado uma fobia intensa desde sua infância, encarando-os de frente e ficando de pé enquanto voam ao seu redor. Quem de nós seria capaz de expor suas fragilidades, seus piores medos sem hesitar em nome de um objetivo maior pessoal ou coletivo?

A própria roupa utilizada por Batman é uma simbologia que invoca algo obscuro e maligno. O morcego, normalmente é associado às figuras demoníacas ou a uma representação animal de tudo aquilo que é desconhecido, diferente e, portanto, ligado a coisas ruins.

Batman luta contra o mal vestido como um vilão.  E qual o principal vilão que Batman precisa combater? O Coringa que representa tudo aquilo que não se pode controlar, que não pode ser comprado e que não pode ser convencido.  Ele personifica a destruição de sonhos, ideias e seu objetivo é buscar o caos.

Ele não tem motivos racionais, não busca fama, não busca poder, não busca dinheiro ou controle. Ele apenas quer ver o mundo pegar fogo. Ele quer provar que nada é como parece, que não existe algo como “pessoas inocentes” ou “ideias puras”.

Para ele a moralidade é uma máscara muito fácil de ser destruída. Coringa representa o lado sombrio e tudo aquilo que Batman luta para combater.

Batman é um personagem tão fascinante e ao mesmo tempo tão comum, a ponto de ser realmente possível a existência de um herói como ele.

Compartilhe o que você pensa na minha fanpage e também me ajude a definir qual o super-herói para a próxima semana. Te espero lá!

www.facebook.com/AlineSengercoach







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.