fbpx

O que ter em mente durante a mudança de carreira?

Você está insatisfeito com o momento atual da sua carreira? Na melhor das hipóteses, mudar de carreira é um desafio. Entenda o que precisa ter em mente antes de partir para uma mudança.

Você está insatisfeito com o momento atual da sua carreira? Entenda o que precisa ter em mente antes de partir para uma mudança.

Na melhor das hipóteses, mudar de carreira é um desafio. Uma pesquisa de 2012 feita pela USNews mostrou que 48% das pessoas estavam infelizes na sua carreira e no seu trabalho. Hoje, esse número cresceu, acompanhou outras estatísticas sobre clima organizacional, mudanças de carreira e ambientes de trabalho.

A certeza da mudança de carreira para algumas pessoas é uma constante, mas se você quer iniciar esse processo, existem alguns detalhes que você precisa levar em conta.

Pare de adiar

Economia de tempo protelando a mudança não vai ajudar muito. Muitas pessoas se mantêm presas a um emprego, cargo ou situação e ficam adiando a mudança, não apenas no curto prazo, mas por muitos anos de sua carreira.

Eles pensam em fazer uma mudança, mas decidem que não podem fazer porque é tarde demais e mergulham na insatisfação do dia a dia. Mas o que parece impossível hoje pode ser uma porta aberta no futuro.

Isso não significa que você precisa largar tudo e sair correndo para uma mudança arriscada e sem planejamento. Mas, é preciso planejar a mudança, buscar ajuda, se necessário estabelecer prazos e metas para, passo-a-passo ir buscando novas opções e um futuro melhor para a sua carreira.

Prepare-se para sentir medo

Infelizmente, por mais bem planejada que sejam suas mudanças, você uma hora ou outra vai sentir medo do que pode acontecer.

Por outro lado, o medo, quando produtivo, funciona como uma luz que ilumina os perigos potenciais para que você possa avaliar como minimizar ou eliminá-los de uma vez por todas.

Pergunte-se, primeiramente, se esse medo é válido e quais advertências ele tem para você pensar bem nos seus passos. Encare o medo como uma alerta que vai impedir você de tomar decisões impensadas, totalmente por impulso. Mas, em momento algum se deixe paralisar pelo medo.

Estabeleça suas bases

Pergunte a si mesmo quanto tempo irá demorar para alcançar a mudança que você pretende. O que você precisa colocar no lugar antes de partir para a ação e concretizar a mudança de carreira?

Talvez você precise poupar um pouco de dinheiro, afinal o fator financeiro é sim importante para a mudança. Por outro lado, talvez você precise desenvolver habilidades especiais ou construir relacionamentos estratégicos em sua nova área de foco.

Saiba a hora de agir

Chega um momento em que planejar e estabelecer as bases para a mudança deixa de ser produtivo e se torna mais uma maneira de adiar a mudança.

É preciso, em algum momento, partir para a ação. Existem inúmeras portas que se abrem para você se você nunca der os primeiros passos. Dito isso, enxergue a ação planejada como um antídoto para o medo.

Ficar sentado, sonhando com o emprego e a carreira dos sonhos vai apenas deixar você com mais medo ainda. Portanto, tenha um prazo para começar e, quando ele chegar, parta para a ação.

Preste atenção

Crie o hábito de prestar atenção em 2 coisas em seu trabalho: o que você ama sobre o dia a dia de seu trabalho e o que você não gosta.

O seu objetivo aqui é compreender os detalhes de sua experiência, porque isso lhe dá a oportunidade de entender como deve perseguir a mudança positiva.

Pense no seu trabalho como um grande experimento de investigação destinado a ajudá-lo a descobrir o que drena suas energias e o que energiza você.

Não desista

Se você alguma vez acabar tomando uma decisão errada enquanto estiver perseguindo uma paixão, você não está sozinho.

Isso acontece e, o importante não é que algo deu errado, mas sim aquilo que fazemos quando percebemos que algo está errado. Independente da sua idade, a sua força de vontade é o mais importante quando você flertar com uma mudança de carreira.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa