O que todo Coach deve saber!

Publicado em 22 de outubro de 2015

Começo por lembrar que uma das propostas de se criar o Espaço do Coach foi a de direcionar conteúdo bastante atualizado, às vezes até em linguagem provocativa, de forma que os profissionais dedicados ao Coaching possam ampliar sua visão sobre a disciplina e alcançar uma reflexão pessoal naquilo que lhes é peculiar, específico e aplicável no dia a dia.

Pois bem, há pouco mais de um ano lancei postagem debatendo o conteúdo de um estudo que tentava definir caminhos para se criar a cultura de Coaching em uma organização. Por perceber que pouca coisa mudou desde então, a partir de conversas com outros profissionais e pelas experiências que tenho vivenciado recentemente, eu me animei a retomar aquela abordagem.

O estudo que me serviu de base foi divulgado, em junho de 2014, pela publicação Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice (o título original era Developing coaching cultures: a review of the literature, de Helen Gormleya e Christian van Nieuwerburghb, ambos do Reino Unido). Os autores promoveram intensa investigação quanto ao que já existe publicado na área de Coaching e a primeira conclusão, muito interessante e surpreendente até, é a de que “não existe definição de Coaching comum e perfeitamente aceita entre todos os estudiosos”.

Os autores decidiram contribuir com a comunidade especializada ao proporem que o Coaching “é um processo de desenvolvimento humano que envolve, de forma estruturada e com interação focada, a utilização de estratégias, ferramentas e técnicas apropriadas para promover uma desejável mudança sustentável em benefício do cliente e, potencialmente, para todas as partes interessadas”. A síntese dessa definição é “desbloquear o potencial das pessoas para maximizar o seu próprio desempenho”.

Como está explícito no título do trabalho publicado, o interesse dos autores era verificar os caminhos para uma organização desenvolver sua própria cultura em Coaching. Para essa pesquisa, foram consultadas três bases de dados: PsycINFO, Academic Search Complete and Business Source Complete. O total de artigos encontrados sobre Coaching, nessas três bases, foi de 3820, 3753 e 1730 (respectivamente). Porém, quando se trata “do como” e “da importância” em desenvolver a cultura de Coaching, o número de trabalhos caiu de forma drástica: 29, 68 e 37 (respectivamente).

Portanto, meus amigos, aproveitem esta minha (nova) postagem que trata de algo pouco divulgado para os profissionais, pois estou dando a sustentação de pesquisadores para os futuros esforços em desenvolvimento da cultura do Coaching no ambiente organizacional de seus clientes. E quero comentar que, segundo Helen e Christian, “a cultura de Coaching existirá dentro de uma organização quando estiver incorporada, de forma transparente, a abordagem de Coaching no desenvolvimento dos planos estratégicos. A cultura de Coaching deve motivar as pessoas e facilitar a cooperação, colaboração e conexão, tanto dentro da organização como com as partes interessadas (stakeholders). Só assim haverá clima organizacional favorável ​​à obtenção de resultados sustentáveis”.

Os autores apontam um tópico complexo que merece mais estudos. São evidentes os indicadores de que a cultura de Coaching na organização pode produzir bons resultados, embora seja preciso mostrar os resultados em forma mensurável. Porém, eis uma receita para criar a cultura de Coaching com menos riscos e mais chance de sucesso: (a) a promoção do Coaching deve alcançar toda a organização e ser liderada pelos gerentes de mais alto nível; (b) o Coaching não pode ser tratado de forma isolada, mas sim como integrante do sistema organizacional; (c) é essencial o compromisso dos gerentes e de outras lideranças com o desenvolvimento de suas próprias capacidades e competências, participando ativamente de todo o processo como Coaches e também como Coachees.

Ah, sim! Tem uma dica para lá de fundamental... Não vá com tanta “sede ao pote”... Mudar uma cultura organizacional não é algo que se faça por decreto, mas sim com prática consistente e bem conduzida!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.