fbpx

O que você precisa para ser feliz?

Onde você quer estar daqui a um ano? Sabe o seu caminho? Sabe dizer se está no caminho certo de sua qualificação e competência? O que você, Coach, precisa ou gostaria de aprender ao longo do próximo ano?

Meu querido amigo Roberto Shinyashiki tem um excelente trabalho voltado a preparar profissionais para serem palestrantes e, assim, contribuírem com seus conhecimentos para que muitas pessoas tenham um cotidiano melhor. Seja em temas com foco no aspecto pessoal ou em habilidades profissionais, ele consegue estimular que esses profissionais estejam prontos a dar o seu recado para uma plateia, seja ela grande ou pequena, com um público eclético ou de especialistas. Recentemente, ele lançou a potenciais palestrantes uma pergunta: “Onde você quer estar daqui a um ano?”. Claro, alguém pode entender essa pergunta como significando “O que você quer estar fazendo daqui a um ano”.

Bem, os críticos do uso do gerúndio devem agora estar puxando (ou, melhor seria, “a puxar”?) os cabelos, mas vamos em frente que atrás vem gente e há sutilezas da língua portuguesa que não vêm ao caso debater. O fundamental é que cada profissional envolvido em Coaching projete suas expectativas de curto prazo e, então, reflita se os seus passos de hoje realmente vão levar a esse ponto futuro desejado. O mesmo trabalho que um Coach faz com seu Coachee é o desafio que lanço agora aos profissionais de Coaching: você sabe qual o seu caminho? Sabe dizer se está no caminho certo de sua qualificação e competência?

A minha provocação não vem ao acaso. Em uma pesquisa que desenvolvi (e até comentei aqui no Espaço do Coach), o resultado do processo de Coaching envolve fatores críticos de sucesso e indicadores do sucesso alcançado, lembrando que o conceito de sucesso é relativo e, nem sempre, é medido apenas por metas. Uma boa parte do sucesso alcançado (ou não alcançado) está diretamente associada ao Coach, o qual deve combinar conhecimentos técnicos e habilidades de relacionamento, em alto nível. Sem nunca deixar de se atualizar profissionalmente.

Aqui temos um Espaço do Coach que, regularmente, estimula a leitura de assuntos que fogem ao cotidiano e contribuem com a reflexão sobre a profissão, seus encantos e assombros, seus riscos e oportunidades, e ainda com novidades de toda ordem. Mas para este colunista que especula conhecimento e informação para semanalmente trazer as postagens aos milhares de leitores, sobra uma dúvida: o que os Coaches brasileiros querem e precisam conhecer para alcançarem seus objetivos de curto prazo?

Cabe aqui, provavelmente, inspirar-me na pergunta do Shinyashiki e adaptá-la ao nosso público leitor: O que você, Coach, precisa ou gostaria de aprender ao longo do próximo ano?

Para quem se dispuser a enviar a sua resposta para a coluna Espaço do Coach, através da opção “comentários”, posso afirmar que não só eu como os demais colunistas teremos muito em que ajudar. Afinal, o nosso encontro periódico serve para formar amigos virtuais e também para trazer as contribuições que os leitores tanto esperam para compor melhor o seu cotidiano de vida. Que tal pensar a respeito e contribuir com esse nosso desejo de valorizar e aprimorar o Coaching, no Brasil?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa