fbpx

O sofrimento emocional e a somatização!

Se você está sofrendo com algum tipo de dor, este artigo pode ajudar você a conhecer a possível causa. Não se assuste se essa causa não for uma inflamação ou lesão, mas oriunda de um problema emocional.

Inicio conceituando o somatizar: ato ou efeito de transferir para o corpo um problema de ordem emocional, psicológica.

Vivemos num mundo globalizado, competitivo, desafiador e estressante. Desta forma, comumente observo pessoas com “dores existenciais” manifestas, advindas da dificuldade de lidar com um cenário específico, limitação temporária ou com a sensação de impotência frente à vida. Fatos esses que podem deprimir e expressar-se fazendo dores físicas sem “causa aparente” conhecida.

Dores dizem mais sobre nossa vivência atual do que se imagina. Caso esteja sofrendo atualmente com algum tipo de dor, este artigo pode ajudá-lo a conhecer a possível causa. Não se assuste se essa causa não for uma inflamação ou lesão, mas oriunda de um problema emocional.

Conheça algumas “mensagens” enviadas através das dores físicas e sua correlação com os sentimentos – sua dor pode ser emocional!

Dores musculares: revela dificuldades em aceitar mudanças. A pouca flexibilidade na vida pode ser prejudicial a você.

Dor de cabeça: você tem uma decisão a tomar? Então se posicione! A tensão, comumente provoca estresse.

Dor de garganta: dor bem comum que pode indicar que você está com dificuldade de perdoar, seja você ou os outros.

Dor nos ombros: pode indicar sobrecarga emocional. Não carregue tanto peso/ responsabilidade sozinho, não centralize tudo em você, envolva outras pessoas.

Dor de estômago: literalmente, se você não “digeriu” bem alguma situação ruim, pode gerar dores estomacais.

Dor nos braços: quem disse que você tem que responsabilizar-se por tudo e todos? É pesado carregar algo ou alguém com carga emocional alta e que não pertence a você.

Dor nas articulações: músculos e articulações são flexíveis, caso contrário, romperiam facilmente. Atue como eles, flexibilize-se e busque por novas experiências em sua vida.

Dor nos joelhos: um forte indício de orgulho. Uma boa saída é ser humilde e aceitar as diferenças e circunstâncias. Reflita sobre os ganhos que obtém relutando em amar, perdoar e aceitar situações que lhe são desafiadoras.

Dor de dente: que tal interpolar sua energia e pensar positivo? Esta dor sinaliza um fato que não o agrada ou que está resistindo a ele. Lembre-se tudo são fases e tem um tempo para: começar, durar e terminar.

Dores em várias partes do corpo: nosso corpo é constituído por energia. Caso você esteja vivendo uma fase difícil e vibrando negativamente, irá sofrer com dores generalizadas e ter uma queda em sua imunidade. Cuidado!

⚙️ MC Coaching
Marcio Caldellas, Psicólogo com especializações em Psicodrama, Psicoterapia Cognitiva Construtivista e Psico-oncologia, atuando há mais de 25 anos com adultos e adolescentes. Certificado em Coaching (Personal, Career, & Executive) -2010, e membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search, atuando como Headhunter ao longo 20 anos em Consultoria Boutique. Responsável pelo atendimento às empresas – nacionais e multinacionais de porte nos diversos segmentos de negócios, com: Assessment Corporativo, DO – Desenvolvimento Organizacional, participação de CE – Convergência Estratégica e Pesquisa de Clima.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa