O Vice do Bolsonaro é um jumento de carga?

Publicado em 17 de setembro de 2018

Saiu na imprensa que houve quem chamou o general Mourão de “jumento de carga”. Nada estranho. Às vezes candidatos são vistos como juízes de futebol, objetos de catarse. Perdemos a paciência com eles, e há quem os puna até com facada. Mas, enfim, eles merecem algum xingamento?

Há quem diga que o general Mourão merece. Como filósofo, não tenho muito que fazer com o tal homem, a não ser tirar lições do que ele diz. E por incrível que pareça, há o que aprender com ele. É que a fala dele, dizendo que uma Constituição pode (e deve) ser feita sem a consulta popular e sem representantes do povo, e sim por um “grupo de juristas”, ensina muita coisa.

O general Mourão quer fazer do Brasil um quartel. Um grupo de generais, todos barrigudos, traçam uma estratégia e jogam um monte de gente nas trincheiras para ver se a estratégia funciona. Caso não funcione, todos morrem. Os exércitos modernos não fazem mais isso sempre. Há até um nível de consulta entre soldados e certo feedback ainda com a guerra em curso. Mas Mourão pertence a um Exército que nunca foi em guerra alguma, no máximo assaltou favela, e ele age com o mesmo pensamento velho. Ele é aquele arquiteto que faz colmeia para canguru morar, põe coelho para viver em ninho de passarinho e, finalmente, constrói Brasília, aquela cidade planejada sem considerar o modo de vida do povo.

Kant dizia que a filosofia política é a arte de construir regras para uma sociedade de demônios. Mas aí, então, teríamos de fazer uma Constituição para o inferno. Não penso que os homens e mulheres são demônios. Não somos tão poderosos assim. O problema é que somos seres plásticos, históricos, e para nos fazer uma boa casa é necessário que venham nos perguntar onde queremos a sala, quantos banheiros vamos ter, se é necessário um segundo piso etc. As Constituições que deram certo foram aquelas que tiveram a capacidade de não desprezar a pergunta: “o que diz o pessoal que vai pegar essas regras para viver?” Nessa hora, ou a consulta popular vale, ou tudo dará errado. É algo simples. Cada um de nós deve aprender isso na vida, e se assim fizer, terá êxito em seus empreendimentos. Temos de evitar, para sermos inteligentes e ter sucesso no que fazemos, de agir com a cabeça de Mourão.

Mourão é aquele indivíduo que, se encontrar um urso, não o convida para comer mel, mas para saborear uma cenoura com pimenta gourmet, adrede preparada. Dizem que ursos ficam felizes é com mel. Mas Mourão vai insistir na cenoura com pimenta gourmet, tirada de um grupo de chefs juristas vindos de … Plutão!

Paulo Ghiraldelli Jr. 61, filósofo







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.