Opinião e Arrogância Vs Conhecimento e Humildade: O possível desserviço da liberdade de expressão

Publicado em 19 de abril de 2019

Este mês de março foi recheado de temas polêmicos e delicados na política brasileira. Ressalto dois deles: a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Lava Jato em relação a justiça eleitoral e a fala do Presidente da República sobre as “comemorações” no dia 31 de março em relação ao golpe militar de 01 de abril de 1964. Muito se disse sobre eles, mas nada se acrescentou, isso por falta do conhecimento técnico que tais matérias necessitam para ser comentadas. A universidade nos dá consciência da diferença de se ter conhecimento sobre um assunto, além de métodos científicos e lógicos para se obter o mesmo. E é tal diferença que quero tratar aqui neste texto e explicar que, às vezes, a liberdade de expressão sem nenhuma bagagem técnica sobre o assunto expressado pode muitas vezes prestar um grande desserviço a toda a população.

Opinião é um juízo de valor que fazemos sobre um assunto. Tal juízo tem vários elementos essenciais, alguns deles são: conhecimento técnico sobre tal assunto, experiências pessoais e de vida sobre aquele assunto, preceitos, valores, caráter, costumes e desejo de como tal assunto deveria ser tratado ou debatido inserido em um desejo de sociedade ideal.

O elemento conhecimento técnico, quanto maior for, menos a opinião será preconceituosa ou restrita ao pequeno espaço social de convivência do indivíduo; isto ocorre pois tal elemento é o único científico dos três citados acima e por ser científico acarreta em atingir a todos igualmente na esfera da razão, pois se utiliza de métodos racionais e lógicos para existir. O conhecimento técnico se utiliza de definições para se originar e se aprofundar. No caso, definições como “golpe” e “justiça especial” são fundamentais para qualquer comentário sobre os temas.

De todas as opiniões que ouvi ao longo desses dias, nenhuma, exatamente nenhuma, utilizou ou ao menos citou as definições de tais termos. Com isso não havia nenhum resquício de conhecimento técnico nessas opiniões, deixando de ser opiniões para serem apenas achismos. O desserviço dos achismos é tão grande que leva ao Presidente da República falar uma barbaridade, ao dizer que “em sua opinião” não ocorreu um golpe no dia 01 de abril de 1964.

A barbaridade não está apenas ao dizer que são dignas “comemorações” a tal data, mas também está em se dizer que não houve golpe. Pois houve sim um golpe de Estado, do mesmo modo que a Proclamação da República foi um golpe de Estado no Brasil. Perceba, portanto, que não faço um juízo de valor se o golpe de 1964 foi bom ou ruim, estou apenas exemplificando para explicar o que significa golpe de Estado. Golpe é retirar um tipo de poder e governo legalmente constituído pela Constituição Federal.

Para ressaltar o desserviço da opinião sem embasamento técnico o exemplo do Supremo Tribunal Federal fica mais claro. Acredito que todos nós recebemos nos grupos de WhatsApp montagens a favor do fechamento ou queda do Supremo Tribunal Federal. Nesse aplicativo temos exatamente a fonte dos achismos sobre qualquer tema que quisermos. Por que a opinião de fechar o Supremo Tribunal Federal é achismo? Porque nem na Faculdade de Direito alguém pensa isso. Isso ocorre apenas por ser um curso que oferece o mínimo de conhecimento e informação do que É, COMO funciona, PARA QUE serve o Supremo Tribunal Federal, ficando claro, com tais informações, a importância do Supremo Tribunal Federal.

Eu estudo Direito na PUC-SP, tenho muitas críticas sobre o Supremo Tribunal Federal e não concordo com a decisão tomada por ele em relação à Lava Jato e à Justiça Eleitoral, mas nunca, em sã consciência o Supremo Tribunal Federal deva ser fechado. Perceba, “em sã consciência”. A consciência só está sã para opinar quando se tem o mínimo de conhecimento sobre o tema opinado.

O desserviço, no exemplo do Supremos Tribunal Federal se dá, pois além de técnico é um tema político. E tudo que envolve política, o mais fraco, mais vulnerável econômica e socialmente e também aquele que não tem uma opinião fundamentada e forte, apenas achismos, são os que formam e ao mesmo tempo são levados pelo “efeito manada”. Ficando totalmente a merecer daqueles que têm e sabem, com sua cidadania praticamente morta pela necessidade e pela ignorância. Tal desserviço se dá também porque opinião fraca se espalha como gripe no inverno, pois é muito mais fácil ter uma “opinião” dessa do que ir procurar e checar informações e até mesmo estudar sobre qualquer tema. Para que ter esse trabalho se há o grupo do WhatsApp?

Que sejamos menos medíocres e mais interessados pela nossa própria capacidade racional e cidadania. Que sejamos mais donos do nosso destino.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.