fbpx

Os 10 Mandamentos para um Emagrecimento de Sucesso!

Prepare-se pois se HOJE não tomar a decisão de fazer as pazes com a comida e adotar um estilo de Vida mais Saudável, irá estar SEMPRE e constantemente adiando o seu Verdadeiro bem-estar e uma auto-estima plena!

É hora de parar para fazer um balanço da sua Alimentação e de como se sente com o seu corpo. Já chega de desculpas de que é o bolinho de queijo que a colega leva para o trabalho que é uma tentação, ou de que sai sempre muito tarde do trabalho, ou que os seus fins-de-semana são sempre em festa e que por isso não consegue seguir a sua Dieta.

Prepare-se pois se Hoje não tomar a decisão de fazer as pazes com a comida e adotar um estilo de Vida mais Saudável, irá estar SEMPRE e constantemente adiando o seu Verdadeiro bem-estar e uma auto-estima plena!

Dietas, existem milhares no mercado: da Sopa, do Abacaxi, do Chocolate, do tipo de sangue…enfim é só escolher! Mas o que faz com que realmente certas Dietas deem resultado com umas pessoas e não deem com outras? Não seria muito mais fácil e eficaz encontrar a Dieta Universal, que fizesse com que o emagrecimento fosse de vez e sem sacrifícios?

Bom, é preciso esclarecer que a rapidez de um emagrecimento depende de vários fatores: Sexo, idade, existência ou não de atividade física, certas patologias e principalmente de um fator transversal que é a DISCIPLINA! Então, não adianta andar à procura da Dieta Ideal, pois essa encontra-se verdadeiramente dentro de Si! Quanto mais focado um paciente estiver, quanto maior for o seu grau de comprometimento, melhores vão ser os seus resultados e muito mais rápidos. Ou seja, se continuar a alimentar-se do mesmo modo, se continuar a ter na dispensa os mesmos alimentos, então não adianta porque nada vai mudar!

Então o artigo deste mês, é para Você que quer Verdadeiramente alterar a sua forma de se alimentar, alterar o seu estilo de vida, para conquistar o Corpo que sempre desejou e fazer de vez, as pazes com a balança!

Confira então os 10 Mandamentos para o Sucesso de uma Dieta:

  1. Em primeiro lugar, enfrente a tão temida balança! Compre uma mais colorida e atrativa para que na hora de subir ela não seja invadida de stress e ansiedade! Lembre-se que aquilo que ela lhe vai dar são apenas números, e que não são eles que deviam determinar como o seu dia irá correr, se vai estar bem-disposta ou não! Por isso, escolha um dia na semana para ser o seu dia de pesagem e pese-se sempre nas mesmas condições e dia da semana: de manhã, em jejum e sem roupa nem acessórios. Depois anote num caderninho ou bloco simpático a sua pesagem e vá controlando semanalmente ou quinzenalmente. Mais uma vez: atenção de que não adianta pesar-se várias vezes por dia e vários dias seguidos, pois o peso naturalmente oscila o que não é sinônimo de ganho/perda de gordura!
  2. Trace um objetivo real, sempre positivo, que dependa apenas de si e que seja realista. Atenção: “perder 10kg em 2 semanas”, além de não ser uma frase altamente motivante não é de todo realista! Então poderia ser substituída por “eu vou atingir 65kg no dia 24 Junho”, por exemplo. Atenção também se o seu objetivo é apenas diminuir o peso para caber no bikini, ou naquele vestido de que tanto gosta, pois verões existem todos os anos e se fizer algo AGORA não tem de passar pelo mesmo no Verão do próximo ano! Pense há quanto tempo anda lutando contra o peso que tem… decida AINDA hoje fazer algo diferente para que tenha resultados rápidos e que sejam duradouros.
  3. Evite as Dietas da moda, pois elas não são reais nem conseguem garantir 100% dos resultados a médio/longo prazo. Lembre-se que fazemos tudo para nos afastar da Dor e aproximar do Prazer, logo se estiver fazendo uma Dieta demasiado restritiva, elaborada ou que seja totalmente diferente dos seus gostos e hábitos sociais, já sabe que a curto prazo até poderá ter algum resultado, mas a médio/longo prazo o resultado vai ser de novo o ganho de peso, pois irá voltar totalmente aos hábitos alimentares que tinha.
  4. Lembre-se de que o plano que a amiga/vizinha está fazendo pode não ser o que mais se adequa a si e perder peso não significa que esteja emagrecendo. Emagrecer é quando diminuímos massa gorda e para isso a sua alimentação tem de ser ajustada ao seu estilo de vida, de forma a não diminuir água e/ou massa muscular, efetivamente o peso diminuir, no entanto não ser sinônimo de emagrecimento!
  5. Opte por um estilo de vida mais ativo. Aproveite os seus tempos livres para fazer uma caminhada/corrida ao final do dia, para libertar o stress do trabalho e aproveitar o ar livre. Se não tem tempo durante a semana, reserve 1 hora do seu fim de semana para fazer algo! Se for até à praia, aproveite para caminhar à beira mar! Todos os esforços por se tornar mais ativo irão dar frutos.
  6. Estabeleça horários certos para as suas refeições. Não vale não fazer o pequeno-almoço, para depois comer qualquer coisa rápida no café ao lado do escritório e depois só voltar a comer às 18h! Já se sabe que o que vai pagar ao final do dia, vai ser o “maldito” do chocolate porque “estou mesmo precisando de algo!!”
  7. Já dizia Michael Pollan: “Não como nada que a sua avó não reconheceria como alimento”. Por isso tenha atenção aos alimentos que compra, evite totalmente os alimentos processados, que por um lado são feitos para nos darem menos trabalho e é só meter no micro-ondas e já está pronto! Mas depois a nossa saúde, e neste caso o peso, é que paga a fatura de estar ingerindo alimentos muito mais calóricos, pobres em nutrientes e muitas vezes isentos de Vitaminas.
  8. Procure um profissional de Nutrição que ajude a delinear o seu plano alimentar ideal de acordo com os seus horários, ritmos, gostos e estilos de vida, pois só assim irá garantir de que o aporte energético e o nível de Nutrientes, Vitaminas e Minerais fica garantido e que vai conseguir atingir o peso que deseja de uma forma mais equilibrada.
  9. Faça uma lista de supermercado cada vez que for às compras. Vai fazer com que se lembre de tudo o que precisa e evite trazer mais coisas do que as que realmente precisa! E lembre-se de ir ao supermercado após uma refeição, senão o corredor dos biscoitos, balas e bolachas será o seu predileto, não sendo de todo a opção mais favorável!
  10. Mantenha a sua mente Sã e pensamento Positivo. Não é por estar sempre com pensamentos ruins de que não consegue emagrecer, de que não cabe no vestido que tanto gosta ou de que ninguém olha para si, que vai fazer a diferença na Balança! Mas é sim, a sua auto-motivação e o acreditar em Si Mesmo que irá fazer com que todos os dias seja capaz de fazer escolhas alimentares mais acertadas, não falhar na academia e ao final do mês ficar orgulhoso com o resultado na balança…e no Espelho!

Joana Carvalho Costa

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa