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Os 5 Erros Mais Comuns dos Líderes

“O meu gestor não dá feedback. Não conhece minhas atribuições. Ele vive sem tempo e mal falamos”. Se você quer se tornar um verdadeiro líder inspirador, fique atento aos 5 erros mais comuns dos gestores.

“O meu gestor não dá feedback. Não conhece minhas atribuições. Ele vive sem tempo e mal falamos”. Estas são algumas frases mais ditas pelos profissionais com relação aos seus gestores.

Se você é um líder que gerencia uma equipe ou quer se tornar um verdadeiro líder inspirador, fique atento aos 5 erros mais comuns dos gestores:

1 – Não ter tempo para desenvolver sua equipe. Com a pressão por resultados, muitos gestores não se organizam no seu tempo e não apoiam no crescimento de seus colaboradores. Diante de dúvidas ou desafios, não ensinam, nem mostram o caminho; dão simplesmente respostas prontas para resolver o problema por ser mais rápido e eficaz. Invista tempo em ensinar sua equipe, desta forma, seus colaboradores se tornam mais autônomos e responsáveis.

2 – Ausência de feedback e comunicação. Alguns gestores não conversam e mal conhecem o trabalho dos seus colaboradores. Também não realizam feedback ou quando o fazem, ocorre uma vez ao ano a pedido de algum processo de avaliação. O feedback no dia a dia é sobre números, metas, prazos e cobranças; nunca sobre carreira, expectativas e oportunidades de ouvir as necessidades da equipe. É fundamental você conhecer sua equipe e acompanhar não só a parte quantitativa de metas e atividades, mas principalmente qualitativa de comportamentos, valores, motivações, expectativas e alinhamentos. Procure a cada 3 meses sentar com sua equipe e ouvir o que ela tem a dizer. Não transforme a conversa num monólogo, onde só você fala; troque com sua equipe, peça feedback e crie uma relação de parceria através de um plano de ação para ambos.

3 – Não delega para sua equipe. Delegar atividades e decisões é um ato de confiança. Para desenvolver sua equipe precisa desafiá-los, ensinar uma visão estratégica de dono de negócio; assim você também cresce como gestor e passa a ter foco no estratégico e nem tanto no operacional. Crie uma divisão de tarefas onde possa partilhar o exercício da liderança com todos.

4 – Não desenvolver sucessores. O verdadeiro líder é aquele que acessa os talentos de cada colaborador para atingir não apenas resultados, mas para que se tornem pessoas cada vez melhores. Se você quer crescer como gestor, desenvolva sucessores. Tenha colaboradores capazes de assumir não apenas sua posição, mas para que se tornem líderes altamente eficazes e inspiradores. Não tenha receio de perder sua posição. Ter a oportunidade de contribuir efetivamente com a carreira de um profissional é um case de sucesso.

5 – Não buscam pelo seu próprio desenvolvimento. Se tornar gestor não quer dizer que não precisa se desenvolver; procure a melhoria contínua e aprimorar seu capital humano. Com isso, pode utilizar seus talentos para crescer na sua carreira, agregar ainda mais para o negócio e sua equipe. Não espere pela empresa, busque você se responsabilizar pela sua jornada. Treinamentos, mentoria, Coaching; avalie qual o melhor processo para te apoiar na sua gestão.

Para você brilhar e se tornar um líder que as pessoas queiram seguir, você precisa inicialmente buscar o seu desenvolvimento, desta forma, saberá como acessar a melhor versão de cada membro de sua equipe e juntos trilharem carreiras de sucesso.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
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