Os atributos ideais de um Coach (parte I de III)

Publicado em 19 de agosto de 2014

A postagem anterior abordou o que são as principais áreas de conhecimento necessárias ao excelente desenvolvimento profissional do Coach. Elas são: "Psicologia", "Business", "Organização" e "Coaching", valendo relembrar que ninguém consegue ser igualmente preparado e eficaz em todas elas.  Especificamente, quanto ao “Coaching”, os estudiosos apontam nove atributos, divididos entre o que é essencial (básico) e o que é desejável (avançado). Neste primeiro de três artigos específicos, vamos detalhar três atributos em cada postagem, começando hoje por (1) maturidade e autoconfiança; (2) capacidade de transmitir energia positiva, e; (3) a assertividade.

O atributo maturidade e autoconfiança requer, basicamente, que o Coach se mostre confortável na relação com o cliente. Demonstrar maturidade significará, no aspecto técnico, evidenciar experiência pessoal e profissional que pode contribuir com as expectativas do Coachee. Mostrar autoconfiança, resumidamente, dará liberdade ao profissional para colocar em desafio as próprias habilidades e perspectivas. O Coach, mesmo quando autoconfiante, precisa ser humilde, com a consciência de que o sucesso surge a partir dos esforços coletivos e não apenas do seu. E será excelente se, além disso que chamamos de básico, o Coach tiver a habilidade de sempre construir a sensação de conforto para o cliente de seus serviços, mesmo tendo que usar de coragem em situações inesperadas ou mesmo quando os caminhos fogem do senso comum e avançam por terrenos perigosos e arriscados.

O segundo atributo do Coach, de que trataremos hoje, é a capacidade de transmitir energia positiva. O verdadeiro e dedicado profissional deve ter energia, otimismo, bom humor e entusiasmo. Mais do que isso, precisa incutir a “esperança” como parceira do trabalho. O profissional experiente e autoconfiante saberá administrar as próprias emoções e é absolutamente resiliente. Tem a habilidade de estimular o pensamento criativo para o cliente viabilizar novas possibilidades para atingir o objetivo.

O terceiro atributo de que trataremos hoje é a assertividade. Como um ponto fundamental, ser assertivo é saber estabelecer limites e até dizer “não” de forma adequada ao contexto do trabalho. É saber enfrentar o cliente sempre que este não estiver seguindo os compromissos assumidos e abordar, sem receio e educadamente, questões difíceis ou sensíveis. Porém, o Coach precisa ir além disso ao desenvolver a capacidade de pesquisa, construindo uma base de conhecimento que lhe permita debater teorias e eventuais procedimentos metodológicos, até com outros Coaches experientes.

Na semana passada, fiz o desafio para que cada leitor construisse sua Roda de Atributos e verificasse como anda o seu conjunto de atributos colocado à disposição dos clientes. Certamente, não se vai usar deste espaço para comparações, pois o que cada Coach precisa é adequar o equilíbrio entre os seus nove atributos. Na próxima semana, a segunda parte da matéria irá abordar a sensibilidade interpessoal, a abertura ao diálogo e flexibilidade, e, ainda, a orientação ao objetivo do cliente.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.