Os atributos ideais de um Coach (parte II de III)

Publicado em 26 de agosto de 2014

Relembrando, tivemos uma postagem anterior que apontou quatro áreas de conhecimento necessárias ao desenvolvimento profissional do Coach: "Psicologia", "Business", "Organização" e "Coaching". Para esta última, os pesquisadores identificam nove atributos, cada um deles dividido entre o que é essencial (básico) e o que é desejável (avançado). No primeiro de três artigos para detalharmos os atributos, tratamos de maturidade e autoconfiança, capacidade de transmitir energia positiva, e a assertividade. Hoje, na 2ª postagem da série, vamos abordar outros três atributos, que são: a sensibilidade interpessoal; a abertura ao diálogo e flexibilidade; a orientação ao objetivo do cliente.

Pessoalmente, considero a sensibilidade interpessoal um dos atributos mais marcantes em qualquer situação de relacionamento com pessoas, não só em processos de Coaching. Para começar, relacionar-se envolve empatia, ou seja, a capacidade de interpretar e agir adequadamente a partir do contexto pelo qual a outra pessoa passa emocionalmente. É ter evidente preocupação com o bem-estar do cliente, acompanhada de uma competência em demonstrar curiosidade sobre a vida, os objetivos, as experiências e as perspectivas futuras do Coachee. O Coach não pode se esquecer das questões importantes para o caso que acompanha e tem a escuta ativa, sem julgamento.  E esse atributo pode ser ainda mais avançado se incorporar a habilidade de perceber comportamentos sutis e não verbais emitidos pela pessoa a quem está prestando serviços.

No que diz respeito ao atributo abertura ao diálogo e à flexibilidade, é praticamente impossível alguém ser um Coach sem que tenha o compromisso básico de se relacionar com pessoas e grupos de culturas e valores diferentes dos seus, bem como ser capaz de compreender e caminhar com perspectivas que diferem das suas. O Coach deve demonstrar flexibilidade para dar mudanças de curso ou abordagem, quando a situação exigir (o que reforça o fato de um profissional somente conseguir crescer com o estudo continuado de ferramentas e metodologias diversificadas, um atributo essencial). Além disso, o Coach deve saber lidar com as ambiguidades que aparecerem e utilizar o feedback para ampliar o engajamento do seu cliente no processo em curso.

O terceiro atributo desta postagem é a orientação ao objetivo do cliente, algo que parece ser simples mas, na prática, exige atenção especial.  Começa por ter o cuidado de que as metas sejam ambiciosas mas atingíveis, tanto no que se refere às expectativas do cliente como na sua própria interpretação. Além disso, as metas desafiadoras e alinhadas com os objetivos do cliente encontrarão no Coach a competência de contribuir para a busca e a identificação de soluções, mesmo que em condições difíceis, sem perder a estabilidade emocional e a motivação à persistência. Para isso, a capacidade de organização e planejamento é muito importante, até para saber tratar as situações conflitantes e complexas que poderiam, eventualmente, prejudicar o trabalho.

Na próxima semana, teremos a terceira e última parte da matéria que irá abordar os atributos capacidade de se mostrar parceiro e ser respeitado; a capacidade de aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal e, ainda; a integridade pessoal. Como fizemos na postagem anterior, fica o desafio para que, à medida que cada Coach leia essa lista de atributos (as já aqui detalhadas, principalmente), faça a sua própria reflexão para identificar pontos de potencial melhora e avanço profissional. Uma feliz e harmoniosa semana para todos!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.