fbpx

Os Benefícios Fundamentais

O que são benefícios fundamentais? As atitudes básicas que podemos adotar para beneficiar uma pessoa, ou então, quando não sabemos o que fazer em benefício de alguém, podemos adotar uma destas 4 ações.

Neste início de 2015 desejo expressar aos leitores os votos para um ano repleto de felicidade e realizações pessoais, interações e crescimento com aprendizagens mútuas.

Este artigo apresenta os benefícios fundamentais, que são as atitudes mais básicas que podemos adotar para beneficiar uma pessoa, ou então, quando não sabemos o que fazer em benefício de alguém, podemos adotar uma destas quatro ações.

Benefícios fundamentais se tornam importantes quando temos uma consciência mais elevada ou conectada com o campo da Unidade, ou seja, quando vemos que tudo que existe tem uma só origem, temos interesse genuíno em atuarmos prontamente pelo bem estar dos outros.

O primeiro ponto é a GENEROSIDADE

A generosidade não é apenas financeira, pode ser de tempo, como por exemplo: ficar uma hora além do expediente para fazer Mentoring ou Coaching com alguém que trabalha na mesma empresa, ou engajamento em um serviço voluntário. Podemos ser generosos de diferentes maneiras. Existem formas simples e também elevadas de generosidade, como por exemplo, praticar atitudes amorosas ou compassivas de forma incondicional.

A maior generosidade possível é salvar vidas. Toda vida que você salva, por exemplo, insetos que estão se afogando numa piscina, formigas que deixam de ser pisoteadas, baratas ou mosquitos que removemos da casa sem matar, ou mesmo peixes que são devolvidos vivos à agua, tudo isto gera um enorme benefício, pois cada vida salva forma uma memória ou marca mental de longevidade na nossa mente. Isto poderá nos tornar mais longevos. Lembre-se que criamos a nossa realidade a partir das marcas mentais que temos. Vidas salvas por você geram muito mérito nos aspectos mais profundos e sutis da mente.

O segundo aspecto é o ELOGIO

Todas as pessoas buscam a felicidade, e um elogio é uma forma de reconhecimento e agradecimento, fazendo com que as pessoas se sintam bem. É Importante sempre vermos os aspectos positivos nas pessoas, e reforçarmos ele. Mesmo no casamento ou com os filhos, é importante ver o positivo, o que gostamos e elogiar.

O terceiro aspecto é o DIÁLOGO

Diálogo pressupõe uma conversa de igual para igual, sem julgamento ou imposição. Implica também em saber ouvir. Quando ouvimos outra pessoa, ela se sente melhor e isto é um beneficio que podemos fazer nos mais diferentes momentos de nossa vida. Não importa o teor da conversa do outro ou mesmo se a pessoa fala muito. Nós apenas centramos e não rejeitamos nada. Nosso interesse é beneficiar as pessoas, meramente escutando-as ou dialogando numa relação de igual para igual.

Quando estamos interessados no bem estar das pessoas, acabamos de uma certa maneira diminuindo nosso ego ou autocentramento. Assim, abrimos espaço interno para o surgimento automático de felicidade interna, sempre presente em nós, mas que está obscurecida na maioria das vezes pelo nosso excesso de pensar e pelas atividades do ego. Este é um caminho muito rápido para a felicidade plena que está além do ego.

O quarto aspecto é a AÇÃO

Aqui não importa o que você faz, pode ser qualquer ação que beneficie uma pessoa. Dar carona, a vez numa fila, fazer um favor, empurrar o carrinho de compras, abrir a porta do carro, enfim, estejamos atentos para qualquer ação possível que beneficie os outros de forma gratuita e incondicional.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa