Os riscos em antecipar a restituição do Imposto de Renda

Publicado em 26 de março de 2019

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2019 termina em 30 de abril, este ano com um prazo menor por conta do feriado de Carnaval, sendo assim muitos brasileiros acabam se interessando por antecipar a restituição. Isso significa fazer um empréstimo, portanto é preciso ficar atento aos juros para não correr o risco de cair na temida malha fina e arcar com as parcelas por conta própria.

O que deve ser analisado em primeiro lugar é a razão de ter de fazer esse tipo de movimento para conseguir uma folga no orçamento, ou seja, buscar a raíz do problema para descobrir o que está levando essa pessoa a buscar empréstimos. A educação financeira vem justamente para preencher esta lacuna, uma vez que trabalha os hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro para que medidas pontuais como essa não sejam necessárias.

Outro ponto a ser levado em consideração é que trocar uma dívida por outra nunca é um bom negócio, e para que isso não aconteça uma pesquisa nas instituições financeiras é fundamental para analisar os juros e taxas que não sejam tão altos.

Porém quero falar sobre os riscos dessa liberação rápida do dinheiro com essa antecipação. Entre eles existe a possibilidade de perder dinheiro com o pagamento das taxas, além de correr o risco de haver inconsistência na declaração, fazendo com que esse valor devolvido pela Receita seja menor, ou pior ainda, entrar na temida malha fina e perder o dinheiro dessa restituição.

Portanto, caso opte pela antecipação, tenha a certeza de que sua declaração está preenchida corretamente, para isso, organização e antecedência são os maiores aliados, separando todos os documentos e extratos de rendimento que justifiquem a declaração. Em muitos casos as pessoas recorrem à assessoria de um especialista contábil, o que pode fazer com que esse processo se torne mais tranquilo.

Sempre digo que a melhor saída é o diagnóstico financeiro. O primeiro passo para saber de que forma está gastando o seu dinheiro, assim é possível se prevenir, identificar para onde está indo cada centavo do seu dinheiro e então verificar se precisará recorrer a rendas extras.

Por fim, oriento aqueles que irão receber a restituição no primeiro lote. Que invistam esse valor em um fundo que se adeque ao prazo do sonho que pretende realizar, ou seja, se tiver um objetivo de longo prazo, para mais de 10 anos, deixar esse dinheiro na poupança, por exemplo, não trará tantos rendimentos, pois os juros são baixos. Nesse caso, a melhor saída seria receber os últimos lotes, pois as correções são pagas pelo governo.

Eduque-se financeiramente e saiba utilizar esses valores a seu favor, tendo uma relação mais saudável com as suas finanças, assim todo esse processo relacionado ao Imposto de Renda ficará muito mais fácil durante esse período, que se repete todos os anos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.