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Os sete passos na arte de persuadir – para mulheres empreendedoras

As mulheres são verdadeiras mestras na arte de persuadir. Elas têm melhor desenvoltura ao convencer alguém a aceitar sua ideia, por isso toda mulher empreendedora deve desenvolver e aprimorar a habilidade da persuasão.

Um estudo recente feito pela consultoria de recursos humanos Caliper mostra que as mulheres são verdadeiras mestras na arte de persuadir. Segundo a pesquisa as mulheres têm melhor desenvoltura ao convencer alguém a aceitar sua ideia ou ponto de vista. Inclusive em comparação aos homens elas estão na frente.  Ou seja, nós mulheres nos desdobramos e demonstramos ousadia e criatividade ao nos expormos na vitrine. Somos destemidas e sabemos que em muitas ocasiões não teremos uma segunda oportunidade para vender os nossos serviços e produtos. Sendo assim, toda mulher empreendedora deve desenvolver e aprimorar a habilidade da persuasão. Para nos ajudar, nada melhor do que contar com algumas dicas da estrategista de negócios Yvonne Gu. Segue a lista:

  1. Use seu lado forte

    O estudo da Caliper mostra que as mulheres não só são mais persuasivas, como também são mais assertivas, mais propensas ao risco e sentem mais empatia do que os homens. A recomendação de Yvonne é que as empreendedoras usem mais dessas características no dia a dia profissional. “Se usadas no mundo corporativo, [essas características] se tornam muito valiosas”, diz.

  2. Encontre pontos em comum com os outros

    Toda pessoa que conhecemos tem algo em comum conosco. Podem ser coisas bobas, como a preferência por uma estação do ano ou um hobby, mas esses pontos devem ser sempre detectados por um bom líder. Um gosto em comum é como um trampolim. “As pessoas serão muito mais receptivas e atenciosas se você estiver conectada a elas em um nível pessoal”, diz Yvonne.

  3. Sempre resolva problemas

    Antes de começar a explicar sobre o seu produto, recomenda a consultora, faça algumas perguntas a quem está ouvindo. O importante é extrair as informações mais importantes para convencer o ouvinte de que o seu negócio pode mesmo ajudá-lo.

  4. Seja persistente nos relacionamentos

    Ao longo do caminho, todo empreendedor encontrará pessoas que podem não parecer muito interessantes ou úteis no curto prazo. Mesmo assim, insista no contato. “Você pode almoçar com um cliente potencial  que diz que não está interessado no seu produto. Contudo, alguns meses depois, essa pessoa pode mudar de opinião” afirma Yvonne. “Sendo educado e persistente, você pode fechar bons negócios.”

  5. Tome notas

    Lembrar o nome de alguém ou algum detalhe sobre a última conversa que vocês tiveram faz toda a diferença na hora de firmar um relacionamento. Por isso, afirma Yvonne, muitas pessoas mantêm um banco de dados com informações cruciais de quem conhecem. “Assim, se encontrar alguém que você sabe que é importante em um evento, você poderá rapidamente lembrar de detalhes preciosos para iniciar uma conversa.”

  6. Repita o nome das pessoas

    Nós respondemos de maneira diferente a conversas quando ouvimos o nosso próprio nome. Então, recomenda Yvonne, assim que souber o nome de um contato valioso para você, use esse nome na conversa algumas vezes. Segundo ela, funciona como uma maneira de aumentar o ego da pessoa em questão e, assim, fazê-la prestar mais atenção em você. “Os profissionais mais persuasivos que conheço no mundo usam essa tática.”

  7. Use e abuse do seu poder pessoal

    Respire confiança! Quer que as pessoas acreditem em você? Acredite você primeiro. Ou seja, seja autoconfiante e transmita isso para as pessoas nas suas atitudes, postura e comunicação. As pessoas sentem-se melhor conversando com alguém que acredita no que está falando. Portanto, alimente a sua autoestima, sinta-se confiante e vá à luta.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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