fbpx

Overdose Digital – Qual o limite saudável de tecnologia?

Ainda que a tecnologia continue indispensável para se atingir resultados excepcionais, o excesso pode levar a um caminho controverso, em que o usuário anula sua vida física. Então como saber a “dose saudável” de tecnologia?

Há mais de um ano vimos falando sobre o poder do “Eu Digital” e as variadas possibilidades de potencializar e maximizar resultados com a ajuda da tecnologia. E esse processo nos coloca, usuários e criadores, numa situação de constante evolução e aprendizado.

Hoje vamos falar do “lado sombrio” do mundo digital, pois ainda que a tecnologia continue sendo indispensável para se atingir resultados excepcionais, o excesso pode levar a um caminho controverso, em que o usuário anula sua vida física.

Então como saber a “dose saudável” de tecnologia?

As tecnologias são desenvolvidas para facilitar tarefas humanas, e assim ganhar tempo, certo? A partir dessa afirmação, a resposta fica simples e fácil:

A tecnologia deve ser utilizada para facilitar tarefas no mundo físico!

Isso também é válido para o universo digital, que pode e deve ser acessado em abundância. Entretanto, é possível utilizar as ferramentas de forma estratégica lembrando sempre que o digital é o “espelho da vida”, mas o contato com o mundo real é o que realmente constrói.

Aqui vão algumas dicas para não se tornar um escravo dessas preciosas ferramentas da Era Digital:

1 – DIA OFF – Tire um dia totalmente desconectado do mundo e não utilize qualquer tipo de gadget. Perceba que reações seu corpo terá com essa mudança e aprenda com você mesmo.

bull; Para muitos 1 dia desconectado na semana é muito difícil por conta das responsabilidades, mas tente fazê-lo ao menos 1x por mês!

2 – FOCO NA AÇÃO – Treine você mesmo a utilizar a tecnologia apenas quando for realmente executar algo, “sem suar frio quando ver uma bolinha vermelha piscando no Face” ou desbloquear o celular apenas para ver se aconteceu alguma coisa.

bull; Tenha apenas Aplicativos que realmente sejam úteis pra você, e sempre observe qual é o foco da atividade que está realizando virtualmente.

3 – RESPEITO COM OS OUTROS – Relações “ao vivo” é o que temos de mais precioso nesse mundo. Nessas conexões existem trocas infinitas de energia, conhecimento, sentimento… enfim, deixar os gadgets interferirem em relações pessoais, realmente não é saudável.

bull; Guarde o celular no bolso (ou na bolsa) durante refeições, reuniões e encontros.

Essas são algumas dicas para se manter no controle da situação e saber utilizar a tecnologia sem se tornar um escravo dela.

O importante é o que acontece no mundo real, o seu Eu Digital é uma ferramenta para fazê-lo chegar mais longe!

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa