Pais fortes criam filhos preparados para a vida

Publicado em 20 de julho de 2018

Com certeza você já ouviu a máxima de que os pais devem criar seus filhos “para o mundo”. Mas é fato, afinal, boa parte das experiências que eles vão passar na vida, não estaremos presentes. A partir desta constatação o primeiro passo é ser realista e entender que não se trata de tentar evitar situações ou praticar a proteção extrema, mas de prepará-los para que eles saibam reagir e agir diante dos acontecimentos da vida.

Pais fortes e conscientes sabem que cedo ou tarde seus filhos vão sentir medo, insegurança, vão errar e, por vezes, até mesmo sofrer com algumas situações. E isso é normal! Faz parte da vida de qualquer pessoa, por mais que a ideia de vê-los sofrer antecipadamente seja dolorida, lembre-se de algumas fases que você mesmo já passou e o quanto aprendeu e cresceu com elas, por que com seu filho seria diferente?

E para enfrentar os desafios do mundo real, que não são poucos e nem fáceis, os pais precisam desenvolver uma mentalidade focada nas experiências e responsabilidades. Na prática isso significa apoiá-los, mas sem superproteção e não deixar de lembrá-los que toda escolha e ação geram consequências, reações e muitas responsabilidades.

Para os pais que desejam treinar o cérebro e preparar seus filhos para a vida, elenquei 5 pontos para alertar sobre o que NÃO fazer no dia a dia:

1. Sentir culpa em excesso

O sentimento de culpa, a longo prazo, não faz bem para ninguém. E podem levar a uma longa lista de estratégias pouco saudáveis ​​para os pais, por exemplo, ceder ao seu filho depois de dizer não. Pais fortes sabem que, embora a culpa seja desconfortável, ela é tolerável e precisar ser administrada. E sabe por quê? O poder não é das crianças e sim dos pais. As crianças que ditam o que a família vai comer no jantar, ou aquelas que orquestram como passar os fins de semana, têm muito poder. Uma coisa é ter direito de opinião, outra é ter uma voz ativa igual ou até mesmo superior à dos pais, não é saudável para as crianças.

2. Vitimismo jamais

Primeira constatação: existe um mundo além do seu filho. Pode ser tentador fazer sua vida girar em torno de seu filho. Mas as crianças que pensam que são o centro do Universo tendem a se tornarem egocêntricas, cuidado com o excesso de proteção. Ser cortado do time de futebol ou reprovar uma aula não faz do seu filho uma vítima. Rejeição, fracasso e injustiça são parte da vida. Em vez de permitir que as crianças exagerem num momento de infelicidade, pais mentalmente fortes incentivam seus filhos a transformar suas lutas e “derrotas” em força para lutar pelo que desejam.

3. O medo faz parte

Ter medo em diferentes situações na vida é totalmente natural, mesmo quando já nos tornamos adultos. Manter seu filho dentro de uma bolha protetora pode poupá-lo de muita ansiedade. Mas é fato que manter as crianças seguras demais dificulta seu desenvolvimento. Lembre-se que super herói só existe nas histórias. Altas expectativas nem sempre são saudáveis e esperar muito de crianças, com certeza, o tiro pode sair pela culatra. Pais mentalmente fortes reconhecem que seus filhos não vão se destacar em tudo que fazem.

4. Disciplina x punição

De forma bem objetiva, punição é fazer com que as crianças sofram por seus erros. Disciplina é ensinar-lhes como fazer melhor no futuro. É claro que é preciso ter sempre em mente as responsabilidades e as consequências de cada ação. Na prática isso significa que as crianças devem ser apenas crianças e que os pais devem ensinar seus filhos a assumirem responsabilidade por suas escolhas e atribuírem-lhes deveres apropriados à idade. Como eu já mencionei, é claro que é difícil ver crianças lutando com alguns sentimentos, mas é necessário.

5. Não existem atalhos, mas valores

É preciso força mental para tolerar alguns atalhos que podem ser tentadores. Agendas lotadas combinadas com a pressão de se parecer com o “pai do ano” nas mídias sociais, fazem com que muitas pessoas percam de vista o que é realmente importante na vida, e principalmente, o que precisam ensinar aos seus filhos. Quais são os valores que você vai passar para seu filho?

Em setembro eu lanço o meu novo livro [SE VIRA MOLEQUE!] pela Editora Gente, que mostra minhas melhores práticas, erros e acertos na Educação com meus filhos. #SeViraMoleque







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.