Perdas, você está preparado(a)?

Publicado em 28 de maio de 2018

Em nossa trajetória de vida, conhecemos pessoas, lugares, empresas, vivemos situações prazerosas ou não, conquistamos metas, objetivos, formações, empregos, comemorações e condição social, mas nada disso é possível se não lidarmos com as perdas naturais e transitórias ao longo do caminho.

Toda vez que se conquista uma nova condição ou vive uma nova situação, perdemos a anterior. Isso ocorre em função das fases que vivemos na vida.

É como se trocássemos de pele, várias vezes, durante nossa existência – uma metamorfose! Algumas perdas físicas (morte) de amigos e parentes ou uma separação (rompimento afetivo), invariavelmente, requerem um tempo maior para elaboração do luto para poder seguir em frente.

Considerando que a vida é composta por fases, escolhas, decisões, aprendizados e consequências, logo, tudo aquilo que vivemos pessoal ou profissionalmente, seja positivo ou não, é temporário e impermanente. Desta forma, a necessidade de mudança é certa, perde-se algo para conquistar algo mais, ou novo, de acordo com as escolhas feitas. Assim caminha a humanidade.

O perder não é uma condição desejada ou aceita, no entanto, é natural e necessário para nosso crescimento pessoal. Você conhece alguém que não sofra perdas ou lida bem com elas? Eu, não!

Perder significa: ficar sem a posse... (financeira, material); não ter ou viver mais...  (status, direito, condição, situação, cenário, sentimento). Alguns acreditam que perder é algo ruim, uma condição ou sensação negativa, #SQN. O ato de perder é transformador, aceite ou não.

Nos momentos em que vivenciamos perdas, sejam elas quais forem, é comum sentirmos: dor física, sofrimento emocional, raiva, desapontamento, frustração ou mesmo somatizar. No entanto, existem situações em que se ganha, exatamente quando se perde algo que conscientemente não desejávamos. Você já viveu situação semelhante?

Toda perda resulta em um ganho colateral, ainda que não seja percebido, concreto ou explícito inicialmente. Comumente, ganhamos muito aprendizado nessas situações e, em alguns casos, favorece a mudança de visão, crenças, valores ou atitudes frente à vida.

Rompimentos são necessários, desconfortáveis e/ou doem? Sim, com certeza, é a dor inevitável da perda, mesmo que não confessa. No entanto reflita, por exemplo: Perder alguém (amigo, colega, chefe, etc), que não te ouve, reconhece, valoriza ou te respeita, é um ganho ou uma perda? O que de fato está perdendo nessa “relação”?

Esse exemplo é um convite para que avalie e reflita melhor sobre as “perdas” que sofre cotidianamente.

Lembre-se: Nem tudo na vida são perdas, algumas vezes são livramentos que resultam em autoconhecimento e ganhos existenciais capazes de transformar sua vida e seus futuros resultados.

Vivenciar perdas cotidianas de forma resiliente, pode significar o seu renascimento através da mudança positiva de atitude.

Marcio Caldellas
Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach
www.mccoaching.net







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.