fbpx

Perguntas Poderosas: Técnica fundamental para o Coaching

Qual é a melhor técnica, a que dá os melhores resultados nos encontros de Coaching? A resposta sempre é: a arte de perguntar.

Frequentemente me perguntam: qual é a melhor técnica, a que dá os melhores resultados nos encontros de Coaching? Minha resposta sempre é: a arte de perguntar. São as Perguntas Poderosas.

O Coaching é, por excelência, a arte de perguntar. Saber fazer perguntas é uma arte. Existem perguntas que fazemos e pedem respostas dos Coachees. São perguntas que fazem vir à tona explicações e esclarecimentos.

Além disso, há perguntas que surpreendem ao serem feitas, perguntas que nos fazem refletir e ir buscar as respostas dentro de nós mesmos, a partir de nossa percepção e nossas experiências vivenciais e profissionais. Essas são as Perguntas Poderosas.

Em nossa visão a respeito do Coaching, acreditamos que as pessoas têm dentro de si um mundo de potencialidades, em sua maior parte ignoradas, inalcançadas por sua consciência.

Nesse sentido, as pessoas têm dentro de si as respostas de que necessitam para suas questões vivenciais e profissionais. Assim, para acessar este campo potencial, o Coach usa esta excelente técnica que chamamos de Perguntas Poderosas.

A Maiêutica de Sócrates

O grande filósofo grego Sócrates, nascido por volta de 470 a.C., na cidade de Atenas, usava uma técnica poderosa, conhecida como maiêutica. Esse método era chamado assim em homenagem a mãe de Sócrates, que era parteira. Ele conduzia seu discípulo, através de uma sequência de perguntas, a tirar de dentro de si mesmo as respostas às questões que trazia para o mestre.

“A maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “dar parto”, “parir” o conhecimento. É um método ou técnica que pressupõe que a verdade está latente em todo ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responde a uma série de perguntas simples, quase ingênuas, porém perspicazes.” (Wikipédia).

Dessa forma, é através das Perguntas Poderosas que o Coach leva seu Coachee a tomar consciência de suas potencialidades e de seus próprios recursos interiores, que podem produzir transformações em sua vida pessoal e profissional.

As Perguntas são Poderosas quando as respostas que o Coachee descobre em seu interior podem fazê-lo ampliar sua visão e mudar sua vida. São perguntas simples que causam transformações em sua vida.

O que são as Perguntas Poderosas?

Agora, o ato de realizar perguntas poderosas não é simplesmente fazer indagações que respondam a simples curiosidade. São perguntas que levam seu Coachee à reflexão e questionamentos e trazem uma visão mais ampla de si mesmo, das situações, comportamentos, crenças e, especialmente, avanços que conquistou ao cumprir o planejado.

Para fazer Perguntas Poderosas, é imprescindível saber ouvir, seja o que é dito pelo Coachee, como o que é dito, observando gestos, tom de voz e reticências.

O papel do Coach é instigar seu Coachee a refletir a respeito de sua vida atual ou de seu momento profissional.

Por isso, são as Perguntas Poderosas que fazem pensar e refletir, instigando e proporcionando a evolução de seu Coachee, que vai descobrindo sua própria verdade, além dos conhecimentos que já tem e uma vontade de aperfeiçoamento, de saber mais.

As perguntas poderosas podem ser:

  • Abertas;
  • Reflexivas;
  • Isentas;
  • Conduzem a metas, ao futuro, à ação;
  • Começam com “o que”, “como”, “qual”, “onde”, “quem”, “com”;
  • Evitar perguntas que começam com “por que”.

Exemplos de perguntas poderosas:

  • O que você está querendo manter (ou evitar, eliminar, conseguir)?
  • O que você pensa sobre isso?
  • Como vai se preparar para isso?
  • O que lhe impede de seguir em frente?
  • Qual o objetivo de sua decisão?
  • O que motiva você a seguir em frente?
  • Quem pode ajudá-lo aqui?

Como podemos usar a técnica das Perguntas Poderosas nas sessões de Coaching?

Podemos usar as perguntas poderosas nas seguintes situações:

  • Toda vez que o Coachee precisar de uma boa reflexão para seu autoconhecimento. A pergunta faz com que busque dentro de si mesmo a resposta que necessita naquele momento de sua vida;
  • Para superar desafios e dificuldades.
  • Para saber quais são seus sonhos;
  • Para ajudar o cliente a sair de sua zona de conforto, quando deseja mudar, identificar suas razões pelas quais deseja a mudança e conquistar novos patamares;
  • Levantar os recursos disponíveis e gerar mais opções;
  • Desejar conduzir a metas, ao futuro, à ação.

Conclusão

Por fim, as Perguntas Poderosas não são para gerar confusão no Coachee ou para o Coach mostrar que sabe as respostas.

Mais importante que isso, as respostas são para o Coachee parar e pensar. E, sobretudo, levá-lo a ter uma atitude de aprender e também a confiar em sua sabedoria interior.

Quando o Coachee diz: “Nunca havia pensado nisso” ou “Essa é uma maneira diferente de ver a situação”, o objetivo foi atendido.

Nesse sentido, o objetivo do Coaching é nos conhecermos cada vez mais. É aprender a nos conectar com nossa Fonte Interior e fazer jorrar toda a nossa Sabedoria, Amor e Poder, que vão nos tornar cada vez mais confiantes em nós mesmos e, principalmente, mais felizes.

Pois a técnica que nos leva a parar, refletir e ver a vida com outros olhos é a das Perguntas Poderosas. Quanto mais nós usarmos essa técnica, mais vamos aprendendo a lidar e trabalhar com ela.

Assim, mais vamos perceber nossos Coachees crescerem como pessoas e se desenvolverem profissionalmente.

Então, se você quer impactar seu Coachee, não dê conselhos, faça uma pergunta. São as Perguntas Poderosas que provocam as transformações necessárias ao seu Coachee no processo de Coaching!

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa