Planejamento de cardápio para uma vida mais feliz!

Publicado em 07 de maio de 2015

Quantas vezes você já chegou em casa cansado, sem imaginação e com muita fome?

No momento que você abre a geladeira e vai escolher qualquer coisa disponível, que seja saborosa e atraente, é tudo o que você mais quer, não é? Mas a pergunta é: Essa refeição normalmente é saudável?

Atualmente a vida moderna e a praticidade apresentada nos supermercados e fast foods fazem com que a cada dia que passa muitos fiquem mais preguiçosos e sem imaginação para cuidar da alimentação. Mas quando comem uma comidinha caseira, com gostinho de avó e mãe, logo vem um bem-estar que invade o corpo e a mente, mas logo depois vem o conflito: quem vai cozinhar para mim? Quando irei arrumar tempo para fazer comida, compras e organizar a casa? Essa e outras dúvidas podem ser solucionadas com um “Bom Planejamento”.

E para planejar vamos começar pela definição do local em que você irá fazer suas principais refeições, com a programação das compras, conservação e preparo dos alimentos, e com muito apelo caseiro dos temperos que recarregam as baterias do corpo e da alma com amor e saúde.

Agora vamos definir seu cardápio e algumas dicas de preparo e conservação, não esquecendo que deve ser de fácil execução para o dia a dia.

A compra dos itens para o cardápio deve ser norteada por uma lista de compras, na qual atenda todas as refeições da semana, incluindo o jantar. Na hora de selecionar os itens de hortifruti, escolha os mais frescos, com boa aparência, pois elas irão durar mais na geladeira.

Vamos começar com as saladas, que devem ser lavadas e sanitizadas (com hipoclorito ou água sanitária própria para alimento), secas (na centrifuga de verduras ou no papel toalha) e armazenadas em potes com fecho hermético, para durar de 3 a 5 dias, e se for transportar para o trabalho use potes de vidros bem lavados e esterilizados, com o molho a parte para não murchar.

Continuando nosso cardápio, vamos escolher o arroz e feijão, como opção para a base da nossa refeição durante a semana, que pode ser diversificada na qualidade de ambos alimentos: arroz integral, parbolizado, vermelho, negro, com gergelim, cenoura, enfim, use sua criatividade e o feijão também tem opções maravilhosas, como o preto, carioca, azuki, fradinho. Cozinhe separadamente um pouco de cada item e congele em potes individuais, e para temperar, use temperos caseiros, como cebola, alho, salsinha, manjericão, alecrim, sálvia e pouco sal, até porque não precisa, com tanto sabor das ervas.

Agora você pode escolher uma proteína animal, na qual o modo de preparo requer atenção, pois ele vai interferir no valor calórico e também no sabor. Muitas pessoas me questionam, referindo que os grelhados são secos e tem cara de “dieta”.

Então porque não preparar em uma frigideira antiaderente um acebolado com “cebola roxa“ e depois colocar a carne magra, e temperinhos frescos, como alecrim, manjericão, salsinha. Você vai perceber que como um bife ou um picadinho podem ter um sabor diferente.

E as famosas guarnições, eu preciso comer aquela verdura e legumes cozidos todos os dias? Depende se você caprichou na salada, e se você consegue sempre diversificar seu prato colorido sem o consumo dos refogados, que podem ser assados. Experimente assar a abobrinha fatiada bem fina, com limão, azeite, sal e folhas de hortelã, sem exagero, e depois coloque na geladeira como um antepasto para acompanhar o arroz e feijão.

Estamos indo bem, não é?

Agora coloque na lista de compras frutas a mais, que podem ser picadas, como o abacaxi, melão, melancia para suco. Essas opções farão que você não consuma mais “sucos” de caixinha, com a desculpa que não tem fruta em casa.

Cuidar da sua saúde, requer planejamento e foco. Espero que você a considere como uma prioridade na sua vida o quanto antes, e verá que a prevenção é muito mais importante do que tratar um problema de saúde mais tarde!

Um grande abraço,

Daniela Cierro







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.