Precisamos construir um mundo mais empático

Publicado em 22 de outubro de 2018

Família é o lugar em que desenvolvemos nossos laços. Onde somos amados, respeitados e aceitos da forma que somos. Existem as mais diversas configurações de famílias e, independentemente de como ela é formada, o valor mais importante de uma família é o de criar vínculos.

Todos nós desejamos um mundo melhor e para alcançar as mudanças que tanto queremos, devemos começar por nós mesmos. O primeiro passo para mudar uma realidade é conseguir enxergá-la. Ampliar nossa percepção para olhar a necessidade do outro. Estabelecer relações mais fraternas e afetivas nos ajuda a construir um mundo mais justo e empático.

Precisamos criar pontes no lugar de dividir. Pensar no bem comum, olhar além de nossas próprias prioridades. Ser solidário com a necessidade do outro que não teve os mesmos privilégios e oportunidades. Empatia não significa compaixão, ou seja, se apiedar pelo sofrimento alheio. Também não é fazer para o outro o que você gostaria que fizessem para você.

Devemos fazer para o outro o que ele gostaria que fizéssemos por ele, pois as pessoas pensam e possuem necessidades diferentes das nossas. Quantos conflitos nos relacionamentos são ocasionados porque as pessoas acreditam que suas necessidades e seus sentimentos não estão sendo ouvidos e compreendidos?

Muitas vezes, estamos equivocados sobre o julgamento que fazemos das outras pessoas. Com o passar dos anos, vamos perdendo a nossa curiosidade infantil, que nos leva a conhecer as coisas sem julgamentos e crenças, que nos levam a rotular as pessoas, principalmente as que são diferentes de nós.

Em nossa sociedade estamos muito preocupados em ser reconhecidos pelo que temos e pelo que adquirimos. Desejamos que nossos filhos sejam bem-sucedidos, mas o que realmente importa? Somos felizes quando desenvolvemos bons relacionamentos, buscamos um propósito de vida, lutamos por uma causa maior e damos nossa contribuição efetiva para a sociedade.

Cabe a nós ajudar nossos filhos a reconhecer a humanidade de outras pessoas, sua individualidade e singularidade. Ensiná-los a serem amigos do colega solitário, a oferecerem ajuda, a serem gentis e encorajadores, a pensarem nas necessidades das outras pessoas e a compartilhar.

Todo ser humano deseja ser valorizado, respeitado e aceito. Nós não vivemos sozinhos, não somos felizes na individualidade. Precisamos criar laços que façam a vida valer a pena. Que nos tragam experiências significativas, memórias afetivas e conexões verdadeiras. Desenvolver a capacidade empática, não só nos torna pessoas melhores, como também nos torna mais felizes.

Não exercitamos nossa empatia quando somos desrespeitosos com o outro, julgamos sob nossas próprias perspectivas e crenças. Quando aceitamos um privilégio que não nos é devido, ocupamos um espaço que não foi planejado para as nossas necessidades ou quando acreditamos que nossas necessidades são mais prementes do que as dos demais.

Teremos uma sociedade melhor quando pensarmos na coletividade e contribuirmos para que todos vivam com equidade e dignidade. Precisamos ter a coragem para fazer as mudanças necessárias em nossa vida e nos questionar: Eu tenho feito o meu melhor para promover as mudanças que desejo? Como tenho contribuído para exercer a minha cidadania?

Uma cidadania responsável requer um alto grau de interesse social, que cultive os valores mais fundamentais de respeito, solidariedade, tolerância, gentileza e empatia. Que possamos viver em permanente evolução, buscando soluções, superando preconceitos, criando vínculos afetivos e encontrando formas de ter uma vida mais plena em significado e felicidade.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.