fbpx

Preciso abrir minha Empresa! E agora, o que fazer?

No artigo anterior falamos sobre Plano de Negócio e sua importância, tanto na concepção de um negócio, quanto para uma empresa que já esteja em funcionamento. Assim, o 2° passo é a abertura da empresa ou até mesmo sua alteração. O que fazer?

No artigo anterior falamos sobre Plano de Negócio e sua importância, tanto na concepção de um negócio, quanto para uma empresa que já esteja em funcionamento. Assim, o segundo passo é a abertura da empresa ou até mesmo sua alteração.

Aqui se inicia uma série de artigos que irá possibilitar, de forma bem simples, entender passo a passo o que é necessário para se abrir uma Empresa.

Analisando em um primeiro momento uma empresa a ser aberta, antes de preocupar-se com seu tempo de abertura e os trâmites legais e burocráticos, algumas coisas devem estar muito bem alinhadas, sendo elas: (i) quem serão os sócios; (ii) qual a participação e o papel de cada um na sociedade; (iii) qual o capital a ser investido; (iv) qual será a área de atuação da empresa; e (v) exata descrição de suas atividades.

Os pontos acima levantados são essenciais para a abertura e prosseguimento de uma empresa, pois ela não pode ser idealizada com base apenas em amizades, é preciso estar seguro de que você e seu sócio tenham os mesmos objetivos e expectativas em relação à sociedade. Aqui, a premissa “amigos, amigos, negócios a parte” deve ser levada a sério. Eventuais discussões ou desentendimentos no campo pessoal não podem ser levados para o profissional e vice-versa.

Caso você tenha um investidor, é muito importante que você solicite o auxílio de um advogado para analisar as condições desse investimento e, caso ele venha a se concretizar, fique atento para que você seja justamente remunerado pela sociedade, com relação à sua participação.

Todos esses pontos devem ser observados na elaboração de um contrato ou estatuto social. Estatuto social é utilizado pelas sociedades em ações, cooperativas e entidades sem fins lucrativos e o contrato social é utilizado pelas demais sociedades, como as limitadas.

Após a decisão com relação aos sócios e sua participação, outra definição muito importante é com relação à área de atuação e suas atividades. Tanto a área de atuação e suas atividades devem fazer parte do objeto do contrato social. O objeto deve conter uma descrição precisa e detalhada de cada atividade exercida. Cuidado para não confundir as atividades, porque é a partir do objeto social que é definida a classe da empresa, a tributação de suas atividades e até o sistema tributário adequado a ela, isto porque, empresas que possuem algumas atividades não podem ser optantes por regimes de tributação como o SIMPLES Nacional ou até mesmo a MEI – Microempreendedor Individual (os regimes tributários serão esclarecidos em outro momento).

Vale lembrar que essas informações também são válidas para as empresas que pretendem ser estruturadas, seja pela entrada de um investidor, um novo sócio ou pela alteração ou inclusão de atividades. Nesses casos, a mesma análise deverá ser feita. Tendo em vista a complexibilidade exposta acima, frisamos a importância de uma boa assessoria, que deverá estar ao seu lado em todos os momentos, tanto na idealização, como na continuação do seu negócio!

E agora vamos falar de você que está querendo abrir sua Empresa. Você já se perguntou se tem as características de um Empreendedor? Sabe que existe uma ferramenta chamada QEMP que mede seu Quociente Empreendedor? Estou à disposição para falar sobre esta ferramenta com você. É só perguntar que eu respondo.  A importância de procurar ajuda especializada no momento da abertura da Empresa que seriam: uma Consultoria Jurídica e Contábil faz com que você comece de forma certa e sua chance deste Negócio dar certo aumenta e muito.

Para chegar até aqui, acredito que você pesquisou o mercado que vai atuar, estudou seus concorrentes e definiu seus diferenciais. Com relação às vendas, você já deve ter pensado em como fará as mesmas e quanto precisa vender para cobrir seus custos fixos e variáveis e ter lucro na operação. Além disso, temos que pensar nos Recursos Humanos e Materiais necessários para que o Negócio possa funcionar. Existe um investimento inicial que deve ser considerado no Plano de Negócio, já comentado anteriormente.

Finalizando, a atenção aos pontos acima levantados pode ser muito importante para que você atinja o tão sonhado sucesso!

Até o próximo encontro!

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa