Preconceito: Compreensão e Reconhecimento

Publicado em 30 de maio de 2018

Algo histórico e presente no dia a dia da sociedade é o preconceito, seja em relação a raça, credo, orientação sexual, identidade de gênero, idade, social ou qualquer outro que esteja presente. Mostra-se explícito e intenso ou implícito e velado, mas em todos os casos é danoso e condenável.

Preconceito é uma opinião preconcebida em relação à determinada pessoa ou grupo, que não é baseada em uma experiência real ou na razão.

Na maioria das vezes nasce dentro do contexto familiar. Em comentários infelizes, piadas que diminuem um grupo ou até de maneira explícita, assumida e envolta numa capa de moralismo. Estes constantes estímulos formam as crenças que se solidificam e geram o preconceito.

Considerando que o preconceito é uma imagem preconcebida e o fato que nosso cérebro demora 1/4 de segundo para julgar e formar uma imagem de alguém podemos dizer que em diferentes graus todos somos preconceituosos.

Quando não é percebido é chamado de viés inconsciente, conjunto de estereótipos que mantemos sobre diferentes grupos de pessoas a partir de situações e experiências que vivenciamos ao longo da vida, como memórias de infância, conversas com amigos e até mesmo notícias que vimos na televisão.

Por sua vez a discriminação é uma ação originária do preconceito: um tratamento injusto, humilhação, diferença que é feita devido a alguma característica específica. É o preconceito em ação. Suas consequências são terríveis, contribuem para desigualdade social e dela derivam os crimes de ódio.

Ao compreender e reconhecer estes mecanismos, conseguimos policiar melhor nossas decisões e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Os números da desigualdade social no Brasil mostram como temos muito a caminhar.

As mulheres são 40% da população economicamente ativa (1), mas, representam somente 14% dos quadros executivos. (2)

Em relação ao rendimento médio mensal, segundo o IBGE, as mulheres ganham, em média, 25% menos do que os homens. (3)

Apesar de 54% declararem-se negros, apenas 4,7% dos cargos executivos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por negros. (1)

Um relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB), entidade que levanta dados sobre assassinatos da população LGBT no Brasil há 38 anos, registrou 445 homicídios desse tipo em 2017. O número aumentou 30% em relação ao ano anterior, que teve 343 casos.

Apesar destes índices oficiais, o que tenho presenciado é algumas pessoas negarem a existência de diferenças sociais decorrentes do preconceito e classificarem como privilégios ações de equidade e como solução as desigualdades defendem a meritocracia.

Não tenho dúvidas do valor da meritocracia, mas num cenário de tamanha desigualdade torna-se falha. É preciso antes de tudo garantir um mínimo de equidade para depois complementá-la com os conceitos de meritocracia. Em se tratando de equidade, as cotas fazem bem seu papel e espero que um dia não sejam mais necessárias.

Fontes:

  1. http://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores_mercado_trabalho.html
  2. https://issuu.com/institutoethos/docs/perfil_social_tacial_genero_500empr
  3. https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadores-sociais-das-mulheres-no-brasil.html?=&t=o-que-e







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.