Procrastinação – Praga Organizacional

Publicado em 19 de setembro de 2018

Procrastinar está entre as pragas do dia a dia organizacional e pessoal.

Vejo com frequência decisões serem adiadas, prazos perdidos e no fim, decisões sendo levianas ou inadequadas, acarretando perdas financeiras e outros prejuízos para a imagem da organização. Há situações que se resolvem sozinhas, mas quando isso não acontece a tendência é o aumento da complexidade. O problema vai sendo jogado para níveis superiores, o que chamamos de delegação para cima. Vai sobrar para alguém!

Entretanto, o que incomoda nesse cenário é a dificuldade dos gestores para decidir, coisas simples, que não se tornariam um problema se fossem sanadas no momento em que surgem. E o que está por trás da procrastinação? O medo de assumir responsabilidades, se expor, de se indispor com clientes ou fornecedores, assumir riscos, a insegurança, a falta de competência para resolver a questão (a promoção de pessoas despreparadas para a função) e até o receio de não ser popular, pois algumas decisões podem, efetivamente, desagradar.

É muito fácil criticar a falta de iniciativa do outro, mas cá entre nós, pense no seu caso. Quantas vezes você já teve essa atitude com a desculpa de que o problema não era seu, que não assumiria essa responsabilidade, que deixaria para resolver mais tarde ou qualquer outra desculpa esfarrapada? E essa procrastinação não acontece apenas na empresa, mas como praga costuma afetar e adiar projetos também na vida pessoal e acabam funcionando como barreira na sua carreira.

1. Comece definindo metas e objetivos.Todos nós temos metas e objetivos pessoais e profissionais. Pessoas bem-sucedidas costumam ter isso bem claro não só para si, mas também em planilhas ou de forma impressa, e analisam o atingimento dessas metas e objetivos diariamente (ou no máximo semanalmente). Se você tem um objetivo de vida e luta por ele, nada pode te derrubar.

2. Priorize suas tarefas:saiba dar peso, importância para suas atividades. Se tudo for urgente, não há prioridade. Faça uma lista de importância, antes que elas se tornem urgentes ou emergências.

3. Defina prazos:os prazos colaboram com a percepção de urgência. Quando você define prazos para você mesmo, aí entramos no campo do comprometimento e responsabilidade com a gente mesmo. Ninguém gosta de falhar consigo mesmo?

4. O feito é melhor que o perfeito: por vezes procrastinamos por achar que algo não vai dar certo, porque não vai sair do jeito que imaginamos, mas começar já é um começo. Minha sugestão, para o dia a dia: faça o chato primeiro, se livre do que não gosta e siga fazendo o que gosta, mas não deixe para depois.

Use a frustração a seu favor. Essa talvez seja uma das piores sensações, não conseguir completar suas tarefas, entretanto, tente enfrentar essa sensação como um sinal saudável de preocupação em alcançar os objetivos. Busque em você mesmo a força para continuar.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.