Procurando minha autenticidade!

Publicado em 07 de maio de 2018

Ser autêntico parece fácil, basta falar a verdade.

Será que é isso mesmo?

E se falar a verdade irá gerar muitos conflitos, mágoas, julgamentos e críticas?

Bem, a maioria de nós compreende ou interpreta a autenticidade como ser real. A autenticidade é muito mais profunda do que podemos imaginar. Minha autenticidade é diferente da de qualquer pessoa, ou seja, é única, o que acaba confundindo com algo igual para todas as pessoas. A minha autenticidade modifica-se ao longo dos meus anos de vida, com meu crescimento e evolução. E, para eu encontrar minha autenticidade, preciso olhar para dentro de mim, lidar com meus medos e com a minha sombra, e isso gera em mim uma resistência enorme, porque, afinal, terei que me conectar com minhas crenças familiares, sociais, com as expectativas das outras pessoas em relação ao meu comportamento e com o “socialmente correto”.

Para sermos autênticos, precisamos aprender a lidar com nosso ego, pois em várias ocasiões acreditamos que estamos sendo autênticos e, na verdade, estamos nos comportando de forma superficial e confundindo esta atitude com a verdadeira autenticidade. Sempre que ficamos pensando qual o melhor comportamento aqui ou o que preciso falar ali ou de que jeito eu tenho que ser acolá, muito provavelmente não estamos sendo autênticos.

Se olharmos para a palavra autenticidade em seu significado literal, ela será descrita como a “qualidade de ser autêntico e genuíno”: uma obra de arte de Picasso genuína, um documento achado nos primórdios da época ou qualquer outra coisa. Já em nossa vida, a autenticidade afeta nosso trabalho e relacionamentos. A autenticidade tem a ver com como somos por completo. Sermos nós mesmos, tanto a nossa luz como a nossa escuridão (sombra). Em um processo de evolução, podemos pensar “eu já não sou quem eu era, mas não sou quem gostaria de ser; quem sou eu agora?” Vivemos nessa busca, e esse é um dos maiores desafios que temos em nossa vida para crescer e evoluir. Quando somos autênticos, somos vulneráveis, e ser vulnerável é algo do qual estamos sempre fugindo. Quando somos autênticos, somos curiosos, abertos, honestos e conscientes, pois estamos sempre prestando atenção aos nossos pensamentos, sentimentos, emoções, dúvidas, medos e muitas outras coisas.

Uma coisa é ensinar as pessoas a respeito da autenticidade e outra é ser autêntico consigo mesmo, com o trabalho, com as relações e com a vida. Quando somos autênticos, nossas palavras, atos e atitudes estão congruentes com nosso verdadeiro eu. Não precisamos provar nada a ninguém para sermos autênticos; precisamos apenas ser nós mesmos, do fundo da nossa alma; é sobre aquilo que é verdadeiro para nós e o que é real para nós. Na medida que formos conquistando nossa autenticidade, não precisaremos mais nos defender de nada, apenas assumirmo-nos por nós mesmos.

O grande benefício de sermos autênticos é nos libertarmos de dores e sofrimentos e sermos livres para dizer, fazer, ser, buscar e vivenciar o que realmente desejamos. Sermos autênticos nos traz o benefício de confiar em nós mesmos, sermos livres das amarras das desculpas, julgamentos, opiniões, fuga, manipulação, crítica, culpa etc. Outro benefício é que temos mais bem-estar, uma vida mais saudável, sem estresse, temos paz de espírito, conquistamos a autocompaixão, a autoaceitação, a autovalorização. Assim a vida fica mais divertida.

Para cultivar sua autenticidade, busque o autoconhecimento, aprenda a lidar com seus medos e aprenda a transformá-los. Comunique-se, exercite a vulnerabilidade e a coragem e comemore quem você é.

Bibliografia:
ROBBIN, Mike, Seja Autêntico, Editora Best Seller, 2011







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.