fbpx

Propósito e Comprometimento no desenvolvimento do novo perfil de liderança

Desconhecer sua missão no mundo é reclamação comum a muitas pessoas. Invista em reconhecer suas habilidades e encontrar o que faz você feliz para conquistar uma vida plena.

Olá!

Mensalmente abordarei aqui assuntos ligados ao desenvolvimento de indivíduos e organizações. Para isso, utilizarei minha experiência de mais de 15 anos em gestão de equipes, novas perspectivas sobre o futuro do trabalho e seu impacto nas organizações e, a partir de minha visão como coach, abordar questões relacionadas ao desenvolvimento humano e seu impacto na transformação da sociedade em que vivemos.

Fabiana Mello

Propósito e Comprometimento no desenvolvimento do novo perfil de liderança

É preciso sermos coerentes entre o que dizemos e praticamos, mas é claro que isso exige muita consciência sobre nós mesmos e nosso papel no mundo. E dito assim parece simples, mas na rotina do dia a dia nos deixamos levar pelo que acontece ao nosso redor e, muitas vezes, nos escondemos atrás de nossas várias máscaras, nossos medos e nossas crenças.

Mudar a forma como pensamos e reagimos aos movimentos do mundo é o caminho para a transformação de nossa sociedade; e a liderança tem um papel fundamental neste caminho.

Destaco alguns conceitos inspirados na leitura do livro Sincronicidade de Joseph Jaworski e que são muito importantes para o ambiente de trabalho:

  1. Sentido de propósito– Ser líder é um grande desafio e é preciso entender o seu propósito e como isto se relaciona com o propósito da empresa, além de ter clareza sobre os objetivos a serem alcançados;
  2. Visão comum gera compromisso– uma equipe que sabe onde quer chegar se sente muito mais engajada. Como líderes precisamos estar comprometidos com nosso propósito e comprometidos, também, com a equipe;
  3. Autodesenvolvimento– é por meio do autoconhecimento que podemos apoiar outros indivíduos em seu desenvolvimento;
  4. Estar a serviço –mais do que buscar poder e status.

No rico e complexo ambiente em que estamos inseridos não temos respostas para tudo. Por essa razão precisamos nos manter em movimento e em direção aos nossos objetivos definindo, ao longo do caminho, os passos mais adequados. Esta é uma das abordagens dos Métodos Ágeis (faz todo o sentido!) que pode ser aplicada aos diferentes vieses de nossas vidas, mas principalmente no delicado exercício da liderança. Como líderes não teremos todas as respostas, sempre, mas precisamos nos colocar, por inteiro, a serviço do time.

Em Sincronicidade, Joseph Jaworki chama nossa atenção para o fato de que quando entendemos nosso propósito e nos colocamos a serviço, os próximos passos surgem com clareza e alinhamento.

Recentemente vivi essa experiência ao participar do projeto de edição de um livro na sua versão para o português.

Na minha opinião, o feito foi um exemplo claro e concreto de sincronicidade e alinhamento entre propósito e comprometimento porque tudo aconteceu de forma fácil e sem obstáculos.

Termino com a reflexão de Henri Jozef Machiel Nouwen, um católico holandês, teólogo, padre e escritor, autor de 40 livros sobre vida espiritual: “Se alguns ainda são dominados por seus antigos maus hábitos, mas mesmo assim ensinam meramente por palavras, deixe que ensinem… Pois talvez, ao serem envergonhados por suas próprias palavras, comecem finalmente a praticar o que ensinam” Clímaco apud Nouwen, 1975.

E você? Tem claro seu propósito? Com quais causas você anda comprometido?

Desconhecer sua missão no mundo é uma reclamação comum a muitas pessoas. Invista em reconhecer as suas habilidades e encontrar o que te faz feliz para conquistar uma vida plena.

Seja bem-vind@ a esta coluna, espero a cada artigo trazer novos insights que o motive a busca de seu autodesenvolvimento.

Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa