Propósito e Liderança

Publicado em 10 de maio de 2019

Nos últimos anos o tema propósito tem ganhado um importante destaque no meio corporativo. Segundo Joey Reiman, “o propósito é uma força tão poderosa quanto a da gravidade, mas, em vez de atrair para baixo, impulsiona adiante.” A origem da palavra propósito vem do latim e significa intenção de realizar, de alcançar, objetivo fim. Relacionamos esse termo também com o significado de existência, com o impacto que se causa no mundo. É o propósito que dá direção. Quando olhamos para o desenvolvimento de líderes, é importante entendermos o propósito nos diferentes níveis: organizacional e individual.

O propósito no nível organizacional está relacionado com a forma que a empresa deseja contribuir com a sociedade, fazer desse mundo um lugar melhor. Não devemos confundir com as metas da empresa ou com o produto e serviço que oferece, mas sim por meio do que ela oferece, como deseja impactar positivamente o mundo à sua volta. Ter um propósito organizacional claro, permite tornar mais significativo o papel desempenhado pelos negócios. Definir o propósito da empresa pode ser uma estratégia que irá ajudar a transformar a organização. É influenciar o modelo de negócio atual, provocando a mudança de um modelo que atende aos próprios interesses, para um que possa atender as necessidades do próximo. Passar de “bens de consumo” para o “consumo do bem”. O propósito dos negócios não é apenas gerar valor, mas sim atribuir valor para a sociedade. É importante que seja verdadeiro e autêntico e não apenas palavras bonitas no papel.

Para isso as empresas precisam se perguntar “Por que?” fazemos o que fazemos como empresa. É o motivo de existência da empresa. Esse propósito deve ser divulgado constantemente para todos os stakeholders da empresa (internos e externos). A liderança deve entender que é o propósito organizacional que irá inspirar e engajar as pessoas no trabalho. Isso permitirá que os colaboradores comecem a defender uma causa e não se tornem apenas empregados esperando o pagamento.

As empresas que focam no seu propósito apresentam grandes transformações na sua forma de atuar. Os consumidores e colaboradores passam a ser os mensageiros e defensores da organização. Os contratos se transformam em alianças. Ao invés de focar apenas nos resultados do próximo trimestre olham para o impacto nas próximas gerações. A liderança transacional para a ser transformadora.

Já no nível individual o propósito está relacionado com o motivo de estarmos vivos nesse planeta. É o impacto que causamos em todos os lugares por onde passamos, por isso ele é dinâmico. Ter clareza do nosso propósito permite ter uma vida mais completa e feliz. Está relacionado com o motivo pelo qual você deseja sair de manhã da cama. A palavra motivo vem do latim e significa “causa em movimento”. Para identificarmos o nosso propósito individual, podemos responder quatro perguntas:

  • Talento: Em que você poderia ser o melhor do mundo?
  • Paixão: O que o apaixona profundamente?
  • Valores: O que sua consciência recomenda?
  • Necessidades: Como você pode tornar o mundo melhor?

Segundo Aristóteles, é “na intersecção dos talentos do indivíduo com as necessidades do mundo que encontramos a nossa vocação.” As pessoas que encontram vocação no trabalho são mais motivadas a deixar uma contribuição significativa. Trabalhar desprovido de propósito, faz com que elas deixem a organização. Ser um líder transcendente é ajudar os outros a cumprirem seus propósitos mais profundos, seja na empresa ou na vida pessoal. Inspirar seus seguidores a descobrir o que há de mais precioso em suas vidas e se comprometer em manifestá-lo. Para isso é preciso que o líder deseje ter uma vida e carreira que tenham significado. Acreditar num sonho. O líder deixará de administrar os seus colaboradores, mas sim passará a cativar as pessoas. Por isso, os líderes que conseguem inspirar pelo propósito conseguem gerar grandes transformações.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.