Quais são os valores do seu tesouro?

Publicado em 29 de novembro de 2018

Passamos a vida buscando resultados, no entanto, a maioria das vezes, portamos verdadeiras fortunas, sem nos darmos conta. Fortunas que vão além do saldo na conta bancária e bens materiais, mas, talentos, competências e habilidades, chamados valores, que são um patrimônio inestimável, muitas vezes ocultos.

Ter a percepção clara de quais são os nossos valores intrínsecos, aqueles que indicam nossas opções, juntamente com nossas crenças, torna-se fundamental, para explorarmos melhor a(s) nossa(s) fortuna(s).

Nos processos de Coaching, nos momentos que buscamos levantar os valores que norteiam as decisões do coachee, percebemos que, embora, por exemplo, o respeito ao próximo, a honestidade e a resiliência, são dados como pilares, na prática, muitas vezes, não correspondem aos fatos.

Sabemos que os valores podem ser mutáveis e que todas as pessoas os possuem, portanto, existe uma possibilidade de termos dificuldades em determiná-los com precisão e mais ainda, praticá-los.

As experiências vividas, o amadurecimento, as relações interpessoais, as observações importantes, uma doença, o meio social, a perda de um ente querido ou o nascimento de filho podem alterar nossos valores. Portanto: valores são estados emocionais que comandam nossas decisões. Todos nossos comportamentos visam atender nossos valores.

Podemos ter:

  • Valores meio: carro, dinheiro, família, viagem, moradia filhos e carreira;
  • Valores fins: segurança, responsabilidades, poder, aceitação social, respeito, amor, reconhecimento, reputação, honestidade, contribuição, liberdade e desafios;

Os valores meios não interessam propriamente, no processo de Coaching, como princípio. Pois não expressam o verdadeiro desejo por trás deles. Ex: Joia, ou uma roupa não é comprada porque é roupa ou joia, e sim o que este bem representa como imagem, status ou condição social/econômica; o mesmo para um veículo ou uma promoção profissional.

Quando você quer desenvolver talentos, quais dos seus valores participam neste processo de aquisição? Que fortuna eu quero desenvolver?

Para desenvolver fortunas, preciso dos meus valores e talentos. Preciso de posse destes recursos, desenvolver ações transformadoras no caminho ao meu objetivo, identificando o propósito. O que fazer para esta conquista? Pense nas coisas que são mais importantes para você. O que estas coisas lhe proporcionam? Identifique, logo de saída, por que isto é importante para você?

O que fazer para criar e desenvolver as tais fortunas:

  • Crie oportunidades. Abra perspectivas novas. Tenha sempre opções A, B, C e muito mais;
  • Aventure-se. Tente novos caminhos. Saia na frente;
  • Arrisque-se. Permita-se errar. Erros rápidos permitem revisão e erros são sempre ótimas oportunidades de aprendizado;
  • Realize. Faça, construa, deixe legado;
  • Queira mais. Ambição adequada é valor. É crescimento e criação de oportunidade;
  • Vá para o sacrifício (tempo/lazer/descansos/horas). Faça mais do que o comum. É uma possibilidade, talvez única, de explorar seus potenciais e de um aprendizado maior.
  • Capacite-se – amplie conhecimentos, investigue, utilize-se de perguntas poderosas;
  • Busque o crescimento pessoal e coletivo. Segundo o poeta Raul Seixas, na música Prelúdio: “sonho que se sonha só é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto, é realidade”

Descubra seus talentos, amparados em seus valores. Seja o melhor que pode ser, apesar das adversidades e o constante exercício da sua resiliência. Queira mais, seja insatisfeito e inquieto para crescer e trazer junto o que quiser embarcar na sua viagem.

Ilustrando o aspecto de desenvolver pessoas, segundo Daniel Goleman, a inteligência emocional abrange três aspectos fundamentais: reconhecer, compreender e controlar as próprias emoções; ou poderia ser: reconhecer, compreender e influenciar as emoções dos outros; e moldar o próprio comportamento em função das próprias emoções e das dos outros. São valores inquestionáveis.

Não apenas ter e fazer, mais do que isto, mas integrar conhecimentos/habilidades desenvolvidas para servir principalmente às pessoas que nos cercam e que têm você como referência. Torne-se mais apto a se relacionar e identificar valores nos outros e ajudá-los no processo de crescimento.

Evolução é o sacrifício de aprender e integrar habilidades, e é fator fundamental para desenvolver valores.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.