Qual o futuro do Coaching?

Publicado em 24 de março de 2015

Ao longo da última semana, um evento movimentou a Internet brasileira com palestrantes de vários estilos, opiniões e ideias em torno da temática Coaching. As amigas Caroline Calaça e Cássia Morato estão de parabéns pelo alcance e brilho que deram ao debate, em várias dimensões, contribuindo com a qualificação dos profissionais da área. Como há quase dois anos eu já tratava desse assunto aqui no blog, não quis perder esse barco e decidi repetir projeções sobre o que poderá acontecer com o Coaching no médio prazo. Quanto àqueles que estiverem vivos em 2025, fiquem livres para me cobrar a respeito, combinado?

O relatório da empresa internacional Sherpa Coaching (Sherpa Executive Coaching Survey 2011 - Power to the People; www.sherpacoaching.com) resumiu algumas projeções futuristas para a área, quais sejam: (a) a demanda por Coaching executivo está em ascensão; (b) a grande maioria dos profissionais de negócios vê o valor do Coaching como muito alto; (c) a credibilidade de Coaching aumenta a cada ano; (d) o Coaching será usado crescentemente no desenvolvimento de Liderança, em oposição à resolução de problemas e tomada de decisão; (e) o processo personalizado e presencial está em ascensão e (f) as organizações cada vez mais só contratam Coach executivo com certificação reconhecida (pelas pesquisas, esse tipo de critério é pontuado como "muito importante" ou "absolutamente essencial").

Os últimos anos já apontam um maior foco em fatores e indicadores de sucesso, envolvendo a cuidadosa análise de necessidades e a sessão introdutória com o Coachee. O Coaching enfrenta desafios e oportunidades, bem como grande responsabilidade nas empresas. Cresceu de um processo inicial associado ao Coaching pessoal para voltar-se a um trabalho com grupos e equipes, passando de indústria caseira a profissão. Poderá agora se tornar uma força global para servir a sociedade em grande escala e na linha de frente? Que Coaches terão a competência de construir o que é mais necessário, com responsabilidade individual?

O “sucesso” em Coaching pode permanecer sempre um mistério, ou pelo menos em parte, pode nunca ser totalmente explicado por fatores cientificamente definidos ou análises qualitativas. Conforme levantamentos recentes, há cientistas e profissionais que se aplicam no argumento de que não é possível estudar o “sucesso” em Coaching. Afirmam que, embora seja interessante estudar os fatores que levam ao sucesso, no sentido de prosperidade, é tão oportuno ou até mais interessante estudar como pessoas decidem que determinado resultado é, de fato, "próspero". Isso tem relação direta de como o Coachee se define pela sua meta.

Sucesso como resultado é conceito de realização próspera e pode ser tido em sentido antônimo ao fracasso. No futuro, haverá Coaches internos em maior número e melhor treinados, aumento de sessões de Coaching entre colegas, em grupo e crescimento do modo virtual, por audio/vídeo-conferência. Haverá mais motivação em preparar e avaliar gestores com habilidades em Coaching. E esses avanços diminuirão custos e farão com que o Coaching se torne mais frequente, embora o conceito de sucesso sempre dependerá de fatores difíceis de padronizar, tais como cultura, atitudes e qualificações dos Coaches.

Enfim, quase dois anos depois, as previsões não se alteraram muito. Quer saber mais sobre o futuro. Pois bem, acesse também o estudo A Global Study of Successful Practices. Coaching - Current Trends and Future Possibilities (2008-2018), da American Management Association (www.amanet.org). Boa leitura e excelentes conclusões.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.