Qual sua forma de pensar e sentir?

Publicado em 17 de março de 2015

Depois de um final de semana agitado, com alta adrenalina pelas ruas, todos nós recomeçamos a semana com nossos afazeres. E eis que o Coach encontra seu cliente, com dúvidas a atormentar, metas a serem atingidas em um momento futuro definido e, até chegar lá, um caminho a percorrer com desafios comportamentais, mentais e reflexivos, tudo muito típico do Coaching. Em uma tentativa sempre presente de gerar consciência sobre o contexto do Coachee, há perguntas e respostas, perguntas sem respostas e respostas dissimuladas para as quais não se fez a pergunta certa.

Para alguns estudiosos sobre a consciência humana, o estágio atual de cada pessoa tem base em uma estrutura linear e positivista. E se o estágio é atual, é porque aconteceram estágios anteriores e novos deverão surgir, em algum momento. Junto a uma nova forma de consciência, respostas antigas serão substituídas por novas, trazendo para a pessoa a doce sensação de crescimento e evolução. Porém, se isso é fato, também é verdade que não acontece de repente, de um dia para outro.

O exercício é penoso, como a procurar uma sabedoria que está escondida em algum lugar e precisamos achá-la, para o nosso bem. O segredo não está no ponto final dessa busca, mas no caminho que mostrará segredos sobre o modo de ser e agir de uma pessoa, gerando transformações duradouras. O captar da essência das coisas importantes que nos cercam acontece por várias vias, porém a mais comum é a associação com imagens arquetípicas, as do “inconsciente coletivo”.

Se a base teórica do Coaching nasceu lá na Grécia, com Sócrates (conhece-te a ti mesmo), a filosofia dos arquétipos não iria ter raiz diferente. A essência da criação e das formas se identificava com a Natureza e seus elementos como a terra, a água, o ar e o fogo, em representação poética e simbólica. Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, mais recentemente afirmou que ao pensar sobre o “pensar” começamos a acessar uma consciência diferente da cotidiana. Para ele, a Antroposofia abre "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo".

Para Steiner, a evolução da consciência humana encontra três estágios, quais sejam: (a) a consciência imaginativa, que define a capacidade de enxergar o “invisível” (o que não é físico)  pelo fortalecimento do “pensar”; (b) a consciência inspirativa, que define a capacidade de ouvir o inaudível pelo fortalecimento do “sentir” e, ainda; (c) a consciência intuitiva, a qual define a capacidade de saber fazer o certo por meio do fortalecimento do “querer”.

Como um Coach pode ajudar o seu cliente a encontrar essa forma diferente de pensar e sentir? Quando as suas perguntas estiverem levando a um pensamento estruturado e linear, planeje a conversa de maneira que o processo passe a encadear os pensamentos em círculos, com ideias simultâneas se sobrepondo. Busque desafiar o Coachee para visitar seus estágios de consciência (imaginação, intuição, inspiração) pois, como Carl Jung definiu, existe uma sabedoria que está em todas as pessoas do planeta. E cada um deve descobri-la dentro de si próprio!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.