Qual tem sido nossa contribuição para um mundo melhor?

Publicado em 04 de junho de 2018

É no âmbito familiar que a vida é nutrida e se desenvolve através da educação e dos valores que transmitimos aos nossos filhos. Sempre enfatizo que pai, mãe e cuidadores são os modelos mais poderosos que uma criança pode ter e irão influenciar diretamente seu comportamento.

Desejamos que nossos filhos desenvolvam habilidades importantes para suas vidas, como respeito, controle emocional, autorresponsabilidade, resiliência, comprometimento, automotivação, cooperação, empatia, disciplina, resolução de problemas e autoestima. Devemos nos perguntar, de que forma estamos contribuindo para que desenvolvam tais habilidades.

Influenciamos nossos filhos através de nossas atitudes e quando agimos de determinada forma em que nos achamos superiores a outras pessoas em privilégios, poder e conhecimento, damos a permissão para que eles façam o mesmo.

Desejamos tanto um mundo melhor, um país mais justo, uma melhor qualidade de vida, mas o que realmente temos feito de efetivo para contribuir para o bem comum? Nossas atitudes têm refletido o nosso desejo? Será que tenho colocado minhas necessidades individuais e meus interesses próprios à frente da coletividade?

Que mensagem passamos quando quebramos pequenas regras por entender que nossa necessidade é mais urgente do que a dos demais? Como temos nos posicionado? Como tratamos as pessoas que possuem pontos de vista diferentes? Que tipo de comentários fazemos? Priorizamos o conforto próprio independentemente de como isso afeta nossos semelhantes? Que postura temos adotado?

Habilidades sociais são desenvolvidas por meio do exemplo, do diálogo, de escuta empática, de cooperação, da flexibilidade, da resolução de conflitos, da empatia, da solidariedade, do respeito pelas diferenças e pela diversidade. Uma importante reflexão é pensar em como temos nos comportado frente aos desafios que temos enfrentado nos últimos tempos.

Quando vivemos num mundo tão diverso, rico em criatividade e inovação, mas temos uma mentalidade de escassez, podemos revelar nosso lado mais primitivo. A forma como gerenciamos os momentos de crise diz muito a nosso respeito. Podemos contribuir para instalar a ordem ou ajudar a gerar o caos.

É preciso compreender que ter outras perspectivas e outros pontos de vista também é importante para contribuir com a pluralidade. Não precisamos decidir por isso ou aquilo. Existem inúmeras possiblidades que podem ser consideradas. Quando estamos confortáveis com nossas escolhas, não precisamos tentar convencer os outros de que nossos pensamentos e ideias são as únicas verdades.

Devemos ensinar aos nossos filhos que não somos melhores e nem piores que ninguém. Todos nós temos importância e são justamente as diferenças que nos tornam tão especiais. Todos nós desejamos ser reconhecidos por nossa importância e valor. Quando tratamos o outro com dignidade e com a devida consideração, estamos propagando o respeito.

Ensinamos nossos filhos a compartilhar e pensar no bem das outras pessoas e não somente em si próprios, quando temos atitudes congruentes. Criamos filhos melhores para o mundo quando os ensinamos a serem amigos do colega solitário, a oferecerem ajuda, a serem gentis e encorajadores, sendo o melhor exemplo que eles possam ter.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.