Qualidade nas Interações Familiares

Publicado em 29 de novembro de 2016

Vivemos um tempo em que as interações familiares tornam-se cada vez mais frágeis. O que temos presenciado é que pais e cuidadores se sentem cada vez mais perdidos na tarefa de educar, aplicar regras e impor limites às crianças. Saímos de uma educação autoritária, rígida e mais voltada para o conformismo, e estamos vivendo o extremo oposto da permissividade, em que os pais nem sempre conseguem exercer sua autoridade, utilizando a disciplina orientada para o amor e aprendizados.

Atualmente passamos longos períodos fora de nossa convivência familiar em decorrência do trabalho, das longas distâncias nos grandes centros, dos compromissos e atividades que todos possuímos. Muitas vezes não porque queremos ou desejamos, mas por esta ser uma realidade da vida contemporânea.

Esta ausência em alguns casos pode gerar um sentimento de culpa e levar os pais a buscarem mecanismos compensatórios na tentativa de suprir a atenção necessária que não conseguem proporcionar. Em nossa sociedade existe o predomínio de uma busca de felicidade exagerada, sem espaço para a tristeza e a frustração. Desejamos poupar nossos filhos de viver decepções e sofrimentos, mas não conseguimos evitar que eles enfrentem os desafios que surgirão ao longo de sua vida. Todas essas dificuldades e experiências lhes trarão importantes ensinamentos.

O maior legado que os pais podem deixar aos filhos é ajudá-los a desenvolver habilidades necessárias para serem autônomos, resilientes e emocionalmente saudáveis. Pais não precisam ser perfeitos, mas precisam ter congruência em sua fala e ações. As crianças aprendem e se desenvolvem por espelhamento, ensinamos através do exemplo. Não precisamos aguardar um momento ideal para transmitir ensinamentos aos nossos filhos, podemos fazer isso nas interações diárias, ajudando-os a aprender com os erros e utilizando as dificuldades do dia a dia para ensiná-los a serem mais responsáveis, organizados e a desenvolver seu verdadeiro potencial.

Como promover e estimular um ambiente favorável ao aprendizado se estamos tão absorvidos em nossa rotina e obrigações diárias? O pouco tempo de convivência existente, habitualmente retrata cada um realizando uma atividade solitária com o seu meio tecnológico de preferência, ocasionando distanciamento, falta de comunicação e conexão entre os membros da família. A tecnologia deve ser apenas mais um elemento na vida da família, sem substituir o contato caloroso e afetivo.

O diálogo e a brincadeira são importantes instrumentos para a construção de relacionamentos mais significativos. Através da brincadeira conseguimos transmitir ensinamentos, valores, interações de cooperação, interiorização de regras, desenvolvimento de conceitos de ética e respeito. É através da brincadeira que a criança consegue expressar emocionalmente seus conteúdos internos e sua criatividade. Muitos pais não receberam esse tipo de interação e encontram dificuldade em realizá-las com seus filhos. A boa notícia é que a qualquer tempo é possível transcender e ressignificar as experiências vividas, tornando-se os pais que sempre quiseram ser e assumindo o protagonismo na missão de formação dos filhos.

Os pais e cuidadores têm papel fundamental no desenvolvimento da criança, por isso precisam construir uma atmosfera propícia ao cultivo de relacionamentos mais verdadeiros e profundos, favorável ao afloramento da identidade pessoal. A família é um sistema e tem o papel de prover afeto, segurança, socialização e suporte emocional.

Através das interações familiares os pais poderão ajudar seus filhos a desenvolverem habilidades para se tornarem mais saudáveis e felizes.

Pensando em contribuir para favorecer momentos de alegria, trocas e descobertas, estabelecendo uma conexão mais profunda e de qualidade entre os membros da família, preparei o e-book disponível no link abaixo: 25 Dicas de Atividades para Aumentar a Interação Familiar.

http://cloudcoach.me/Baixe-Gratis-eBook-Kids-Coaching

Beijos,

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.