Quando a palavra ganha vida, o conhecimento se torna sabedoria e inteligência

Publicado em 25 de janeiro de 2019

Durante as férias eu fiz uma das coisas que mais gosto, que é ler. E a cada página virada um pensamento complementava a experiência literária, pensamento este que ampliava o conhecimento das palavras do livro: não é suficiente apenas ler para se ter conhecimento, ou melhor, para se ter um conhecimento sábio. É necessário dar vida ao conteúdo que os livros nos proporcionam para extrair o máximo de conhecimento daquele material.

Quando digo em “dar vida” me refiro a colocar aquelas ideias que nos foram apresentadas em debate, em discussão, em suma, compartilhar com outro ser humano e aplicar no plano real das experiências sociais. Apenas desse jeito poderemos ser seres inteligentes, ou seja, na minha concepção filosófica de inteligência, conhecimento ou bagagem de conteúdo somado à sabedoria. Portanto a sabedoria, também na minha concepção filósofa, é a capacidade de abstração onde tentamos entender uma lógica/conhecimento/informação diferente ou oposta do que aquelas que estudamos ou com a qual fomos criados. Ou como se diz popularmente, a capacidade de “nos colocarmos no lugar do outro”.

Quando realizamos essa abstração nós despersonificamos o nosso conhecimento, ou seja, não nos apegamos apenas no nosso entendimento, permitindo que se realize críticas como também elogios, que se adicione ou retire algumas ideias novas sobre aquele tema ou até mesmo que se apresente uma concepção tão diferente e esclarecedora que o nosso entendimento é revolucionado por este novo apresentado.

Para tornar mais palpável o que quero dizer basta ir ao método científico. Ele nada mais é do que pegar algo que se acha verdadeiro e colocar à prova de todos os tipos para ver se aquele algo, depois de passar por essa prova, continua se sustentando como verdade. Se esse algo for uma ideia, uma teoria social ou comportamental se comprova a necessidade de o ser humano viver em sociedade para que seja sábio e para que evolua sempre em busca da verdade.

O que estou dizendo aqui não é nada além do que dizia Sócrates ao defender o método do diálogo e se opor aos sofistas na Grécia antiga. Porém, hoje, vemos que a humanidade perdeu totalmente os ideais socráticos mínimos para o convívio e evolução humana. Quando se tem o conhecimento não se tem a humildade e a noção social para que se tenha sabedoria, tornando-se apenas um conteudista egoísta, arrogante e ignorante. E, no pior dos casos, não se tem nenhuma das atribuições, nem o conhecimento objetivo sobre aquilo que se fala e muito menos a humildade para debater.

O governo brasileiro está na posse do último grupo com muito poucos dos primeiros. Nada diferente da sociedade brasileira, nós estamos cada vez mais preocupados com likes e fotos das redes sociais, com a ultra vaidade do corpo e com a satisfação de todos os nossos desejos. Mas nunca o ser humano tomou tanto antidepressivo e ansiolítico. Claro que isto está acontecendo no mundo todo, é chamado o fenômeno da pós-verdade. Mas vejo saída.

Que em 2019 possamos, além de ler mais, dividir nossos conhecimentos sobre o que lemos. Que tenhamos mais humildade e noção social. Podendo para isso apelar para qualquer meio: religioso, moral, político ou familiar e etc. Desde que nos tornemos mais humildes e conseguirmos debater com respeito nossas ideias diferentes, iremos começar a caminhar rumo à evolução.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.