Que rasguem os diplomas

Publicado em 01 de maio de 2018

Estudei em uma grande universidade de negócios, daquelas bem grandes mesmo e posso afirmar que tenho diplomas com Pedigree.

Aos acadêmicos, calma! O título foi só pra causar polêmica…(rs) Não quero aqui desmerecer todo conhecimento, muito pelo contrário, acho que tudo o que aprendi é e sempre será fundamental para os resultados que tenho hoje, porém… ter um diploma pregado na parede, cada dia menos, parece ser importante quando se trata de “saber fazer acontecer”.

Por que algumas pessoas se dão bem nos negócios/carreira e outras desistem? Por que algumas pessoas ficam ricas e outras miseráveis?

Mantendo sempre minha habitual sinceridade. Posso falar uma coisa do fundo do coração?

Podemos fazer análises setoriais e de concorrência, balanços e processos internos e externos, desenvolver todos os P’s do Kotler e fazer todas as análises dos pensadores do mundo dos negócios, porém, depois de feita essa parte sabe o que é importante messssssmo? INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Sim, porque se tivermos inteligência emocional a gente vai atrás do conhecimento faltante (ou contrata alguém que saiba), porém se tivermos o conhecimento, mas não tivermos inteligência emocional, sequer sabemos o que fazer com tanto conhecimento. Veja alguns pontos práticos:

✔ Gênios com baixa empatia não conseguem ir muito longe. Sabe aquela pessoa extremamente inteligente, mas uma pessoa grosseira e intransigente? Então… Essa pessoa não consegue ir muito longe e hoje em dia cada vez menos. Já sabemos que mais basta a influência positiva no time do que um crânio que não sabe se relacionar. Você já trabalhou com uma pessoa difícil? Daquelas que você tem medo de chegar perto porque você não sabe o tamanho da patada que vai levar?

✔ E aquela pessoa que sabe falar 5 idiomas e fez mestrado no Japão? Mas acorda toda segunda-feira sem vontade de sair na cama? Se desmotiva a cada 3 meses e acha que o salário que recebe nunca é suficiente para tanto currículo. Porém tantos altos e baixos, sempre declinam sua performance, e falar tantas línguas e ter um supercurrículo não tem feito diferença no dia a dia da função, porém essa pessoa não tem essa autoconsciência.

✔ Tem outro sujeito também. Que não se dá bem com o chefe e acha que todo mundo tem uma panelinha e é puxa saco. Só que na verdade ele é a única pessoa que tem estratégias próprias e anda a deriva de toda a missão do grupo.

✔ Por fim, tem outra pessoa ainda, que come mais do que deve, gasta mais do que pode e vive a beira de um ataque de nervos. Ela é uma ótima funcionária, se dá bem com todo mundo, tem ótimo relacionamento, mas vive à base de remédio e pediu licença porque não sabe lidar com ela própria.

Todas essas e mais milhares de pessoas e casos passaram pelo pesado processo de seleção do RH. Tinham ótimos currículos, falavam várias línguas e possuem discursos de marketing pessoal. Enfim, passaram por suas competências técnicas, mas serão dispensados pelas suas debilidades emocionais.

E quando alguém me pergunta:

“Betânia, estou me sentindo estagnado(a) e quero me atualizar. Qual curso você acha que eu devo fazer?”

Eu sempre respondo: O lema do século 21 é resultado e a equação do resultado é = 20% de competências técnicas + 80% de competências emocionais.

Certifique-se de não estar investindo na proporção errada. Por um mundo com mais Coaching (de verdade) e menos cursos para colocar o diploma do currículo.

Por fim, apenas para evitar desafetos… quero deixar claro que nada é pessoal e qualquer semelhança é mera coincidência…(rs)

Até a próxima pessoal, com mais inteligência emocional na prática.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.