Que saco… Como essa pessoa me irrita! O que eu faço?

Publicado em 27 de agosto de 2018

Você já viveu a situação de conhecer alguém ou de conviver com uma pessoa que faça parte do seu círculo de relacionamento, mas que o irrita? Ela não pode nem abrir a boca que seu corpo todo se contrai e sua vontade é gritar: “Cale a boca”. Pode ser seu gestor, um colega de trabalho, um parente próximo e você não sabe mais o que fazer para se livrar disso. Bem, vou contar como isso pode ser resolvido.

Em primeiro lugar, preste atenção em si mesmo e perceba com toda a verdade em que você se assemelha à outra pessoa. Eu já sei que você vai pensar: “Eu não tenho nada a ver com ela; ela é completamente diferente de mim”. O que talvez você não saiba é que o outro é nosso espelho e tudo que nos irrita nele nós temos dentro de nós. Mas como?

Temos questões dentro nós que escondemos de nós mesmos, porque não queremos ser vistos como chatos, irritados, egoístas e outros adjetivos que conhecemos para avaliar, julgar, criticar e opinar a respeito das pessoas.

Uma das coisas que precisamos fazer é contatar nossa sombra. E o que é a sombra? Ela é o nosso lado negro. Lembra do Star Wars em que Darth Vader representa o lado negro da força? Ele era um Jedi bom que se deixou atrair pela sombra e em um dos filmes ele acaba lutando com o próprio filho. Esse filme, na minha percepção, atrai multidões porque temos as duas coisas dentro de nós, a luz e a sombra, porém negamos isso a todo custo e cada vez mais nos distanciamos do nosso EU, que tem os dois lados.

A sombra nos mostra nosso lado obscuro, nossas mazelas, nossos erros, o fato de que não somos tão bonzinhos assim, o lado que condenamos, massacramos, criticamos, julgamos, avaliamos ou opinamos num piscar de olhos, sem olhar em volta, sem refletir sobre o que levou o outro a agir assim, sua história, porque achamos que ele está errado e nós estamos certos. Ou seja, o lado obscuro da nossa personalidade. Nela existe tudo aquilo que consideramos inferior, que queremos negar ou esconder. Aquilo que é considerado fora dos padrões sociais, contrário à moral. Os desejos reprimidos, aspectos de personalidade menos louváveis, os instintos animais.

“A sombra é a parte de nós que não gostamos, que não conhecemos ou não queremos conhecer.

É o nosso lado sombrio caracterizado pelo inferior, pelas qualidades incivilizadas ou animalescas que o ego deseja esconder dos outros”

(Carl Jung)

A sombra está em nossa comunicação o tempo todo, porque ela faz parte de nós. Existem várias frases de Madre Tereza de Calcutá e uma delas acho que vale a pena citar aqui. Ela disse: “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”.

Em grande parte, negamos nossa sombra e nos identificamos apenas com a máscara. Essa parte negada é inconsciente e não é percebida; daí cria-se um movimento de resistência interna.

Ano passado estive em um congresso e tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre a sombra e vou compartilhar uma das coisas que aprendi sobre ela e, talvez, faça sentido para você:

  • A sombra é um dos arquétipos mais primitivos do ser humano;
  • Para Jung, a sombra é a cauda do dinossauro. A cauda do dinossauro pode ser equilíbrio, movimento, arma de defesa ou pode ser usada para adestrar;
  • A sombra está louca para vir à tona. Ela é o oposto do ego;
  • As polaridades têm a mesma força e ela é a construção do nosso ego. Na mesma proporção em que você escolhe o personagem você esconde a sombra;
  • A sombra é da natureza humana;
  • A vida não vivida da mãe ou do pai influencia positiva ou negativamente;
  • Uma criança reprimida é uma forma de infantilizar o adulto.

Olhar para nossa sombra é importante para que possamos capturá-la e, depois, controlá-la.

Então, quando alguém o irritar, olhe para sua sombra e veja o que há nele que também é seu. Lembre-se, nós somos espelho uns dos outros.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.