Que tal explorar a contação de histórias?

Publicado em 24 de agosto de 2015

A arte de contar histórias, antes de ser uma forma de entreter, é algo que ocupa a imaginação humana. Ela existe independente de país, tradições culturais ou do objetivo do contador. Contar histórias tem relevância pela capacidade de envolver o adulto ou a criança em uma viagem lúdica. Julie Winkle Giulioni, autora de trabalhos de aprendizagem, escreveu artigo sobre a contação de histórias, e eu quis aproveitar como sugestão aos coaches.

Para Julie, a contação de histórias ocupa espaço cada vez maior como ferramenta no mundo dos negócios. Atualmente, é comum vermos consultores e coaches oferecendo estratégias a partir do que, na literatura, chama-se storytelling. Para Pamela Rutledge, na publicação The Power of Psychological Storytelling, "as histórias são caminho para mostrar como pensamos e como interpretamos a vida, como explicamos nossas ações e como tomamos decisões, como buscamos convencer os outros de nossas ideias e como entendemos nosso lugar no mundo. Histórias mostram como criamos nossa identidade e como construimos os valores sociais”.

Aqueles coaches que entendem essa dinâmica podem elevar a qualidade de seus resultados com os clientes, pois terão condição de fazê-los dar sentido ao mundo que os rodeia através de histórias. A história bem contada, com foco no problema conduzido pelo processo de Coaching, pode se tornar excelente painel de coleta de informações e complemento ao desenho de perfil (um “quase” assessment). Histórias têm potencial de tocar emoções e criar um impacto visceral, sendo eficientes para criar não apenas a experiência compartilhada, mas um espaço maior ao diálogo. Na relação entre coach e coachee, por exemplo, histórias podem trazer informações importantes sobre liderança, motivações e paixões, representações do passado e orientações sobre o que se vai construir; podem motivar e inspirar, bem como dar lições em forma de conhecimento ou valores.

Se o coach souber estimular a contação de histórias pelo coachee, conseguirá criar ambiente mais efetivo para seu trabalho. As histórias mais eficazes tendem a compartilhar características comuns, pois nascem de uma ação autêntica e breve. Não são histórias longas e maçantes, mas passagens profissionais (ou pessoais) curtas, memoráveis e sinceras. Histórias revelam a vulnerabilidade e até mesmo os erros típicos de quem as conta e, excepcionalmente, quando as pessoas baixam suas defesas mentais, ganham maior credibilidade e ensinam mais.

A dica é que o coach ajude o seu cliente a contar as histórias (ou metáforas) sobre o que é seu ambiente de trabalho ou de vida. A contação de histórias geralmente tem três partes: a contextualização, o conflito envolvido e o tipo de resolução que se presta no caso. Metáforas e analogias geram a capacidade de descrever situações com imagens mentais, compartilhando e desencadeando um tipo diferente de entendimento. Surpresas e reviravoltas inesperadas mantêm o ouvinte atento e a repetição intencional de palavras ou frases também podem ser estimulantes para produzirem um conteúdo rico para o processo de Coaching.

Sugiro que os leitores deste espaço avancem nos conceitos do Storytelling Coach. A fim de estimular uma história pessoal relevante, você tem que entender o cliente e aquilo que o desperta para a vida. As necessidades do cliente determinarão as histórias e metáforas do coach, bem como as que serão solicitadas ao cliente para o desafio do processo de Coaching. Serão híbridas, misturando o pessoal com o profissional, mas acima de tudo, esclarecedoras sobre como relacionar a situação atual aos caminhos que levam ao objetivo como sucesso.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.