Que tipo de Coach funciona melhor para você?

Publicado em 15 de setembro de 2015

Em diversas postagens anteriores, e com diferentes tipos de abordagem, eu tratei de como a maneira de um Coach se portar com o cliente pode fazer a diferença entre chegar a um processo bem sucedido ou a um desastre anunciado. Ontem, lendo um texto de Patti Pokorchak, especialista canadense em orientação profissional, fiquei motivado a voltar ao assunto com base na análise que ela desenvolveu.

Tudo começa com uma constatação: há Coaches que assumem, por princípio, que as pessoas precisam ser pressionadas e intimidadas para que consigam caminhar no processo de Coaching e alcançar seus objetivos. Estruturar o relacionamento Coach-Coachee para negócios e executivos, com esse tipo de abordagem, está errado e não é sustentável.

Se um dia aconteceu de você lidar com um chefe, um mentor, um Coach ou mesmo uma namorada que adorava lhe criticar com veemência, então sabe a que estou me referindo. Portanto, uma primeira conclusão é de que fazer bullying com quem quer que seja não funciona. Então, por que com o Coaching seria diferente?

Patti explica que tudo se passa como quando um especialista propõe um trabalho de comunicação ao cliente (por exemplo, um folder institucional), junto com o orçamento. O cliente até gosta da proposta, mas diz que não tem aquele recurso para investir. Imediatamente, o profissional marquetista vai embora, sem avaliar outras possibilidades. O Coach que fica judiando do cliente para chegar às metas é nocivo e, de certa forma, mostra que não tem preparo para ajudar. Esse profissional será sempre tão competente quanto o que aprendeu em experiências passadas, não importando palavreados bonitos ou mesmo certificações antigas.

Metaforicamente, o Coach deve sempre estar mostrando ao cliente o “presente” que poderá ganhar se seguir com atenção e dedicação no processo, presente esse na forma de metas alcançadas. Se o cliente é um adulto, que ocupa importante posição no mundo dos negócios, é inadmissível que ele se submeta a qualquer tipo de pressão para que execute algo, cumpra com um prazo ou realize a tarefa combinada.

Afinal, todos gostam de ser tratados com decência, respeito e carinho. E esse é um papel esperado para o Coach, ainda mais se estamos em um contexto de pessoas ambientadas a uma cultura latina. Minhas pesquisas já mostraram que, no ambiente brasileiro, o melhor caminho na relação Coach-Coachee é o estabelecimento de uma parceria amiga. Isso não significa que só existirão risadas e alegria, pois há momentos de tensão naturais.

A diferença é que o Coach deve identificar esses momentos não como de liberação à pressão descontrolada, mas como oportunidade de feedback e alinhamento de expectativas. O que significa, de fato, é nunca chorar um no ombro do outro, mas o Coach deve se preparar para dar o ombro amigo, consolar o cliente no momento de crise ou dificuldade, e criar o ambiente à continuidade do processo de Coaching.

Confúcio afirmava que “basta carregar todo dia um punhado de terra e se conseguirá erguer uma montanha”. Neste nosso caso, inspirados pelo pensamento anterior, podemos afirmar que “regar com paciência e carinho o relacionamento com o cliente fará crescer uma união forte, resistente aos ventos e tempestades do processo de Coaching”.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.