Razão, emoção e espírito: a complexidade da unicidade do ser humano

Publicado em 22 de março de 2019

Durante o Carnaval tive a oportunidade de realizar um retiro espiritual na Aldeia Rosa Dourada, onde tive contato com o xamanismo. Com tal experiência pude ter a consciência de como o ser humano é o ser mais único que existe na Terra e pretendo, por esse texto, realizar uma relação de como o cotidiano de uma universidade pode, muitas vezes, fazer com que esqueçamos a nossa unicidade.

Unicidade significa a qualidade de ser único. A natureza humana é única, pois somos o único ser vivo que possui, no mínimo, três habilidades essenciais distintas: a espiritualidade, a racionalidade e os sentimentos. Por serem essenciais são fundamentais e características do ser humano, portanto caso esqueçamos ou deixemos de desenvolver uma delas não estaremos sendo completos como ser humano.

A universidade é o local onde desenvolvemos a nossa razão com tal exclusividade que, se não formos maduros o suficiente, podemos nos embriagar pela ideia de que os sentimentos e a espiritualidade não são necessários, ou pior, que são inferiores à razão humana e por isso devam ser subjugadas.

Apenas um esclarecimento. Ser ateu não significa que a espiritualidade não foi desenvolvida. Vide os filósofos e professores Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé, por exemplo.

Como a universidade também nos proporciona os primeiros contatos com a vida adulta temos que ter cautela, humildade e paciência para que o início da nossa vida adulta não tenha uma mentalidade reduzida, podendo acarretar assim tristezas e fracassos pessoais no futuro. Que a gente se permita questionar, com respeito e humildade, se aqueles adultos que temos à nossa volta, que apenas reclamam da vida, explicitando seu fracasso pessoal, na verdade, não têm seus lados emocional e espiritual em desequilíbrio com o racional e produtivo tão requisitado pelo mercado de trabalho.  Do mesmo modo questionemos se aqueles adultos de sucesso nos quais nos espelhamos, não têm também, além de uma ótima atuação no seu trabalho e projetos, uma vida equilibrada com seus sentimentos e sua espiritualidade.

Quanto antes refletirmos sobre tais temas, melhor iremos aproveitar as oportunidades que a universidade nos proporciona. Aproveitar com saúde e equilibro. Aproveitar como ser único que somos, respeitando e entendendo nossa natureza única e complexa, desenvolvendo-a ao máximo.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.