Recado especial ao Coach!

Publicado em 08 de julho de 2014

Sem qualquer juízo de valor, farei hoje um comentário com interesse absolutamente construtivo. Em um mundo onde se valoriza bastante o glamour e a exposição pessoal, não é difícil uma pessoa perder o contato com a sua realidade profissional e a necessária postura conservadora. Aliás, a mania do “selfie” e a utilização do Facebook como galeria de fotos de situações cotidianas estão aí a provar esses riscos da vida moderna. E no caso de um Coach, cair nessa armadilha é um desastre.

Conforme a expressão utilizada por um vice-presidente da consultoria americana Sherpa Coaching, o melhor recado aos profissionais é de que devem “manter-se fiéis ao seu papel de Coach... e nada além disso”. E ele completa com a advertência de que, no processo de Coaching, o profissional deve sempre se perguntar sobre como estão as sessões e como fazer para serem cada vez mais produtivas. Tornar-se "amigo" ou "conselheiro" do cliente pode criar um abismo do qual não conseguirá escapar.

Em comunicado enviado aos seus profissionais, a consultoria alertou que, em primeiro lugar, cada um é Coach e não amigo do cliente. O papel do Coach é tirar o cliente para fora de sua zona de conforto e desafiá-lo a pensar, é evitar que ambos se comportem apenas de maneira amistosa e tranquila, perdendo o foco quanto aos resultados a serem alcançados. Ser fiel ao papel de Coach é ter a garantia de que a relação com o cliente possa se manter ao longo do tempo para enfrentarem outros desafios.

Depois, tão danoso quanto ser amigo do cliente é misturar as funções com a de conselheiro. Os problemas causados podem nem ser tão críticos mas, considerando que o Coaching esteja com a condução inadequada, ocorre que o cliente perderá a oportunidade de ser dono de suas decisões, a partir da reflexão sobre o tema focal e, por consequência, não assumirá a tomada de consciência e a ação. O cliente precisa ter a própria linha de ação porque acredita que aquele caminho é o adequado, não porque está sendo aconselhado. Logo, o Coach não deve assumir-se “amigo” ou “conselheiro”.

A consultoria lembra seus profissionais de algumas questões-chave para que o processo de Coaching seja bem conduzido e deixe o cliente plenamente satisfeito:

  • Para que haja menos risco de se perder o foco ou entrar por um caminho indesejado na relação com o cliente, o Coach deve ter as “regras do jogo” bem determinadas para o processo contratado, as quais são ajustadas antes do início das sessões. E não deve hesitar em relembrá-las sempre que algo esteja fugindo dos rumos esperados nas relações com o cliente;

  • Ter adequado controle sobre o tempo de cada sessão é muito importante, tanto para o cliente (em respeito à sua programação pessoal ou profissional, após a sessão) como para o Coach, que deve ter os últimos minutos voltados à revisão do que aconteceu e do que se espera para o próximo encontro. O cliente deve concordar, sem dúvida ou insegurança, com os futuros compromissos, para que o processo de Coaching o leve a alcançar os resultados esperados;

  • Tão logo acabe a sessão, o Coach deve usar alguns minutos para fazer a avaliação pessoal do que aconteceu e anotar em uma folha de acompanhamento para que, posteriormente, isso sirva de apoio ao planejamento ao próximo encontro. É fundamental o Coach valorizar o próprio tempo e o engajamento com os resultados esperados pelo cliente, assim como é essencial o respeito aos recursos de tempo e dinheiro do cliente, investidos no processo de Coaching.

Finalmente, cabe lembrar ao Coach que a avaliação continuada dos resultados do processo irá contribuir para que uma melhor comunicação se estabeleça com o cliente, principalmente quanto aos casos mais complexos ou difícieis (seja pelo desafio em si ou pela atitude de quem segue o processo).







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.