Reconecte-se com seu passado e siga em frente!

Publicado em 23 de agosto de 2015

Há uma máxima (com variações em relação ao que vou escrever), sempre citada em palestras e/ou cursos de desenvolvimento de pessoas, afirmando que a única palavra que vale é PRESENTE. O PASSADO já era e o FUTURO não chegou. Logo, a ordem é ter foco no que pode fazer hoje pois, rapidinho, isso já será passado e uma boa oportunidade poderá ser perdida. Pois bem, o empresário americano Michael Gunther escreveu um artigo, na semana passada, dando cores e nuances diferentes e, acreditem, vale a pena pensar a respeito.

Ele comenta que as empresas estão sempre se esforçando na procura de novos clientes, de ampliar mercados e de inovar em produtos/serviços para ampliar seus ganhos. Elas investem tempo, recursos e energia para expandir sua base de clientes, muitas vezes ignorando a base de clientes já existente no passado como caminho para crescer o negócio. Pode-se argumentar que basta ficar conectado com os clientes atuais através de boletins informativos, mídia social ou eventos, porém isso é mais um processo de relações públicas passivo do que uma estratégia de crescimento real.

Gunther comenta que ele mesmo sentiu isso na própria pele. E se incentivou a criar uma rotina centrada na ação de se reconectar com os clientes atuais e passados, de forma que pudesse aprender mais sobre o estado atual de seus negócios e, assim, obter a própria perspectiva dos clientes sobre os produtos/serviços a eles oferecidos. Após os primeiros meses, ele começou a compreender o quanto é essencial se reconectar com os clientes antigos, além dos atuais, pois o que se aprende é inestimável. Assim, ele descobriu diferentes percepções e até como alguns dos produtos/serviços eram claramente mais valiosos do que outros. Determinadas ferramentas e estratégias utilizadas no passado tiveram impacto duradouro, enquanto outras não foram sequer mencionadas. E todos se mostraram animados e leais embaixadores das marcas.

Os resultados foram melhorando e os contatos de novos clientes cresceram 90%, principalmente devido a referências. Internamente, ajustou-se a oferta de produtos/serviços e o modelo de entrega para coincidir com o feedback que Gunther conquistou. Foi modernizada a mensagem da marca para alinhar mais claramente com os sucessos e o valor agregado citado pelos clientes pesquisados. A conclusão que se tem é que, por mais que se queira fazer diferente, sempre nos esforçamos para manter relações fortes com os nossos atuais clientes, mas o encontro com os clientes antigos, aqueles com quem fizemos negócios há mais de dez anos, é frequentemente ignorado. Aliás, alguns dos clientes consultados fizeram o mesmo processo e conseguiram se reconectar com os clientes mais antigos deles, que agora estavam nos concorrentes.

E então, o que nós aqui podemos aprender com essa experiência? Já sabemos que a energia de conquistar um novo cliente é muito maior do que a de manter o cliente atual. Já sabemos que é possível reconectar com os clientes mais antigos e estabelecer novas relações, baseadas em princípios novos e modernos. Porém, aos Coaches acrescento: o feedback constante é essencial, e olhar para o PASSADO não é errado, pelo contrário, é a forma de tirar lições e aprender para que, no PRESENTE, garanta-se o cliente fiel do FUTURO.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.