Redes: Linguagem e Tom

Publicado em 09 de julho de 2015

Você já parou pra ler suas postagens se colocando no lugar de outra pessoa? Será que você passa exatamente o que deseja? Escrever é desde os primórdios, uma das mais autênticas formas de comunicação, entretanto, a banalização do dia a dia de postagens nas redes sociais trouxeram alguns problemas.

Quando se trata de presença digital pessoal, o tom e a linguagem que se usa são pontos muito importantes. Normalmente, a pessoa tende a seguir o mesmo tom que usa em sua vida, o que não é errado. Entretanto, é importante apenas ter algumas objeções em mente:

- Falar em público

Muitas vezes escrevemos algo pensando em alguma pessoa específica, mas é importante saber que, o que foi publicado é documento público e outras pessoas poderão ler. Não tenha medo de postar em consequência disso. Fale sobre assuntos os quais domina e que podem deixá-lo mais próximo de seus objetivos. Releia os textos sempre pensando em 3 tipos de público, por exemplo, sua família, seus amigos e pessoas do seu ciclo de trabalho.

- Interpretação

Palavras escritas não têm entonação nem estão acompanhados de expressão, o que pode gerar interpretações errôneas sobre seus textos. A pontuação adequada e o uso de “emoticons” podem ajudar a passar a mensagem mais assertivamente.

- Formalidade

Não há regras quanto a isso, apenas uma questão de bom senso. O modo de falar aproximará mais você de seu público? Cuidado para não ficar informal demais e cuidado com as gírias, porém o excesso de formalidade pode parecer artificial e torná-lo um robô. A ideia é aumentar a personificação e mostrar o que você é na vida real.

- Palavrões

Você os gritaria em público? Bom senso, novamente.

- Ortografia

Desleixos na hora de escrever passam uma informação extremamente negativa sobre você. Não custa nada ler duas vezes os textos ou utilizar o corretor do Word.

Uma boa maneira de melhorar esse aspecto é fazer esse exercício:

Veja suas últimas publicações e tente fazer uma análise de como se coloca. Está no tom que gostaria de passar?

Tente criar de 2 a 3 textos que o identifiquem e utilize-os como padrão, assim você poderá tomá-lo como exemplo ao escrever (até pegar o jeito...).

O importante é que você se sinta confortável ao se posicionar na Internet, sendo você mesmo. Encontrar o seu tom significa conseguir transmitir o melhor da sua mensagem para o mundo digital e físico ao seu redor.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.