fbpx

Saber falar não é sinônimo de comunicação assertiva

A comunicação passa por transformação contínua e em uma velocidade rápida e incontrolável para aquele que não se aprimora em relação ao tema.

Alô, Amigo! Realmente o tempo passa e as pessoas adquirem novos hábitos para se adequarem à realidade moderna do mundo globalizado, na esperança de que as novas atitudes sejam pertinentes para alcançar os objetivos e conquistar o espaço que lhes é de destino, desfrutando de uma harmonia inexplicável.

Se existem mudanças de comportamentos, a comunicação passa por transformação contínua e em uma velocidade rápida e incontrolável para aquele que não se aprimora em relação ao tema.

É muito comum observarmos pessoas que possuem a habilidade da fala e até mesmo de uma boa oratória, mas não conseguem galgar no caminho que desejam e se incomodam em verem os seus pares se destacando com melhor aproveitamento, mesmo não contemplando as mesmas aptidões.

Por isso eu defini o título desta coluna com a afirmação de que a comunicação não é apenas saber falar. A comunicação assertiva é ampla e muitos profissionais não exploram esse dom com naturalidade, pois diante do cenário atual, no qual as pessoas possuem inúmeras ferramentas para o aprimoramento, não usufruem como deveriam.

Percebo, no dia a dia, em treinamentos, congressos, workshops, dentre muitos eventos em que sou convidado a participar, que falta o preparo para muitos oradores, palestrantes e treinadores quando o tema é a comunicação. Quando saímos do palco do auditório e entramos nas salas de reuniões, profissionais e executivos não conseguem se expressar com a eloquência necessária para atingir o convencimento das pessoas que se propuseram ouvi-los.

Não vejo tanto medo desses profissionais de se apresentarem em público, mas é evidente que não houve tempo e dedicação para a elaboração da respectiva apresentação. A falta de preparo para o conteúdo e a sabedoria do que tem que ser mostrado naquele “grande momento” é o maior desafio para este profissional, pois em minutos, todo o trabalho pode ser descartado, por não ser atraente para o ouvinte ou o receptor da mensagem passada pelo apresentador.

Desenvolver-se na comunicação e entender verdadeiramente a necessidade do seu público o faz capaz de aumentar a autoridade perante o interlocutor, garantindo êxito na negociação, na transmissão do conhecimento e a satisfação de perceber que tudo que foi entregue resultou em melhoria para quem se dedicou a ouvi-lo por uma fração de horas.

O segredo que vale ouro na comunicação é realmente mostrar ao público-alvo que este mesmo público é valorizado pelo apresentador, pois o envolvimento integral é fundamental para a transmissão do conteúdo, gerando o envolvimento de ambas as partes, facilitando o entendimento, indiferente que sejam temas complexos ou técnicos.

Eu afirmo, o mercado corporativo não permite mais pessoas sem essa aptidão, pois o crescimento das companhias e o desenvolvimento do profissional na empresa se darão com a comunicação entre todas as áreas, gerando o engajamento e criando oportunidades de integração entre todos os setores e, consequentemente o resultado será de aumento de faturamento e da excelente negociação junto ao cliente.

Sidney Botelho

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa