fbpx

Saber se relacionar com as pessoas é uma arte!

A arte do bom convívio, que depende principalmente de sabermos lidar com os estados mentais de nós mesmos e da pessoa com quem nos comunicamos.

O comportamento do ser humano está diretamente ligado ao estado mental, ou seja, a fisiologia e a representação mental que se constroem sobre diversas situações como os pensamentos e imagens que são ligados a cada evento e a cada pessoa que se relaciona no dia a dia.

Desde os primeiros anos de vida, o ser humano, a partir das mensagens e dos tipos de estímulos que recebe dos pais e das pessoas mais próximas, começa a criar as conexões e suas representações mentais, inclusive de si mesmo e das pessoas com quem convive.

Aos poucos a personalidade de cada pessoa vai sendo formada e essa personalidade influencia na maneira de como elas atuam na vida.

A forma como a pessoa pensa, sente, age e se relaciona com os outros é chamada de posição existencial, que podemos classificar em quatro posições:

Posição Ideal: Quando assumida de forma realista e consciente. Normalmente são pessoas emocionalmente maduras e atuam quase sempre no circuito positivo.

Posição Projetiva: Quando atribui aos outros as suas responsabilidades. Normalmente são pessoas que não respeitam os outros, desconfiam muito de todos, sentindo-se constantemente perseguidas e invejadas.

Posição Negativista: Típico de pessoas que sofreram abandono, rejeição ou desinteresse, traduzidos em falta de afeto. Normalmente esse tipo de pessoa tem tendências às críticas amargas a respeito dos outros e de si mesmo e oscila entre a ansiedade, depressão e agressividade.

Posição Introvertida: Típico de pessoa que não respeita a si mesma, mas respeita irrealisticamente os outros. Normalmente são pessoas inseguras, com baixa autoestima e muitas vezes é fruto de superproteção e falta de confiança nos primeiros anos de vida, fazendo com que a pessoa se sinta sem poder e sem capacidade, precisando sempre do apoio e da presença de alguém.

Saber se relacionar com as pessoas é uma arte, a arte do bom convívio, que depende principalmente de sabermos lidar com os estados mentais de nós mesmos e da pessoa com quem nos comunicamos.

Quando se lida com outras pessoas, erros e acertos são inevitáveis.

É possível melhorar entendendo o modo de agir do outro, tendo empatia e respeito. Você pode não concordar, mas é necessário respeitar o próximo, isso é uma lei bíblica que se faz atual em todas as comunidades.

Já reparou que o ser humano, em alguns momentos, segue os mesmos padrões com grande regularidade? Inclusive eu e você? É natural, pois é mais fácil e confortável fazer exatamente aquilo que sempre foi feito, que já estamos habituados…

É realmente um desafio romper resistências, mas se você estiver disposto a tentar mudar as suas atitudes e a forma como você se comunica com o mundo externo e interno, certamente irá colher novos resultados e novas experiências!

Não espere que esta mudança parta do outro. Mude sua forma de agir e tudo ao seu redor mudará também!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa