Saiba a hora de demitir o seu cliente

Publicado em 06 de dezembro de 2018

Estamos habituados a buscar informações, formações e estratégias para a prospecção e fidelização dos clientes, porém em raríssimos momentos no planejamento da empresa são traçadas métricas para a segmentação e seleção de clientes desejáveis e que não sejam tóxicos para a organização e, principalmente, para a sua equipe.

A seleção de clientes, de fato, é de suma importância principalmente no momento em que a economia do País se encontra; as empresas se concentram na estratégia de “engorda descontrolada da carteira de clientes”, caindo no velho estigma de que o cliente está com a razão e é ele quem irá ditar as “regras do jogo”.

Antes de desenvolver ações para a prospecção e fidelização do seu cliente, defina, pesquise, estude, analise e entenda se ele está adequado aos seus valores e principalmente se tem o perfil de clientes que você segmentou para o crescimento exponencial da sua empresa. Caso contrário ele será um cliente extremamente tóxico para o seu negócio.

O cliente tóxico possui algumas características de fácil identificação e que irão causar impactos negativos para a sua empresa.

O cliente tóxico é:

  • Aquele que aproveita da situação econômica e menor demanda do mercado para ditar as regras como lhe convém;
  • Aquele que suga toda a energia e o tempo da sua empresa como se trabalhasse exclusivamente para ele;
  • Aquele que acredita fielmente que sem ele você certamente encerrará as atividades;
  • Aquele que por mais que você entregue valor, qualidade e eficiência nunca será satisfatório;
  • Aquele que nunca reconhece e elogia o que a empresa faz por ele e sempre quer ganhar sozinho, o “ganha-ganha” inexiste em sua mentalidade;
  • Aquele que só faz críticas aniquiladoras, jamais faz uso de críticas construtivas; o desrespeito com o próximo é inerente no seu caráter;
  • Aquele que por mais embasamento, conhecimento que a sua empresa ou profissional tenha, ele nunca entenderá e irá denegrir a sua imagem;
  • Aquele cliente retrógrado e centralizador em suas palavras e principalmente em suas atitudes, ele irá confrontar com você o tempo todo;
  • Aquele cliente que só almeja levar vantagem em qualquer coisa, enxerga somente o próprio umbigo e a ética inexiste em seus valores;
  • Aquele cliente que não possui a competência fundamental de hoje que é a escuta ativa, ele sempre tira as suas próprias conclusões sem embasamento e acredita em qualquer notícia ou pessoa sem ao menos identificar famosos “fakes”;
  • É aquele cliente que te confronta o tempo todo proporcionando um relacionamento denso e hostil.

Após observar estas principais características, é importante que você identifique quais são os clientes tóxicos, sugadores de energia que compõem a sua carteira de clientes ou estão na cabeça da sua lista de novos contatos e os demita imediatamente para que não contaminem o restante dos clientes, a sua equipe e principalmente “A SUA EMPRESA”.

Quando, a empresa insiste na manutenção da carteira, sem qualquer identificação e segmentação dos seus clientes ela jamais entregará valor ou terá ações benéficas para o seu crescimento no mercado.

Seis passos importantes para manter o cliente de valor engajado com a sua marca e obter assim o resultado esperado com total relevância para a sua empresa.

  • Antes de prospectar, persuadir ou tentar fidelizar o cliente, analise friamente de que não se trata de um cliente tóxico. Caso somente após os primeiros contatos você consiga identificá-lo não perca tempo demitindo-o imediatamente. Tenha o plano estratégico muito bem elaborado para a seleção não apenas de seus colaboradores e fornecedores, inclua também a seleção dos seus clientes;
  • Crie sempre a melhor experiência de compra para o seu “cliente de valor”, demande a sua energia para o cliente que realmente está disposto a receber o melhor de você e da sua empresa;
  • Entregue valor, ética e solução verdadeira e eficaz para os problemas e necessidades dos clientes que foram previamente selecionados;
  • Valorize o seu trabalho, conhecimento e experiência no seu produto ou serviço, jamais deixe que precifiquem aquilo que você brilhantemente entrega aos seus clientes;
  • Tenha empatia extrema e permaneça ao lado de clientes que também possuem esta competência;
  • E por fim tenha ética e respeito acima de tudo e de todos. Hoje a qualidade não é diferencial; este fator já se tornou obrigatoriedade para as organizações e principalmente para os profissionais.

Parafraseando a famosa frase de Philipp Kotler:

“O profissional de Vendas em ascensão não cuida primeiro do cliente e depois do produto, antes de tudo ele faz uma seletiva entre os clientes separando-os entre cliente de valor e cliente tóxico, para que assim possa entregar sempre o melhor e ter a sua ascensão bem construída com base sólida”. (Adriane Yared)

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro”

Adriane Yared







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Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




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