Saúde Mental: Fonte de Resultados!

Publicado em 17 de março de 2017

Utopia. Essa é a palavra que vem à mente quando o assunto é saúde mental das pessoas vista sob o ângulo das organizações. “Gestão de Pessoas” muitas vezes ainda não passa de um setor para administração de contratos, pagamentos, cumprimento de legislação trabalhista, administração de benefícios e até desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais dos funcionários. Algumas empresas apresentam visão mais sistêmica e buscam o entendimento desse ser tão complexo e tão fascinante com práticas que vão além das técnicas.

Cuidar dos funcionários, de sua saúde física e mental, não somente para ser uma empresa “politicamente correta”, ou pela prática da sustentabilidade, ou até por uma ideologia do empresário ou do RH. Cuidar dos funcionários também dá lucro.

Os transtornos mentais que incluem doenças como depressão, ansiedade, alcoolismo, drogas e outros problemas, eram assuntos restritos ao setor de saúde. “Mas após a pesquisa que aponta perdas de 4% do PIB – Produto Interno Bruto mundial por ano em função desses males, as empresas começaram a buscar medidas preventivas e curativas” (DC-06/2016).

E segundo o superintendente do Sesi SC, Fabrizio Pereira, “as doenças mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil... e um estudo do Banco Mundial que apurou as perdas econômicas prevê que, no futuro, esse mal será a principal causa de afastamento.

Além de tudo isso, um outro estudo, agora da Internacional Stress Management Association (Isma), mostra que os brasileiros são as pessoas mais estressadas do mundo nos ambientes de trabalho (Marcelo Tournier – médico fisiatra). Pessoas que apresentam problemas em relação à saúde mental, não estão fazendo “corpo mole” ou negligenciando o trabalho, essas pessoas precisam de ajuda, precisam ser tratadas.

A situação atual do nosso país, que tem aumentado o endividamento, desemprego, insegurança, estão causando mais transtornos mentais e o precário acesso a tratamentos psicológicos pela população mais pobre, agravam ainda mais esse quadro.

Mas algumas empresas já estão se mobilizando para reverter esse quadro. Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, juntamente com o Sesi começaram a desenvolver ações preventivas para essas doenças nas indústrias – o Sesi SC desenvolve desde o início de 2014 um programa de gerenciamento de estresse em indústrias e o Sesi RS realiza um trabalho de prevenção às drogas há 20 anos – referência para a Organização Mundial do Trabalho (OIT). (DC-06/2016)

Técnicas que propiciam autoconhecimento, grupos para compartilhar situações de dor e sofrimento, Life Coaching, profissionais disponíveis para busca de apoio, convênios com entidades específicas, e outras formas de ajuda podem ajudar pessoas com depressão, ansiedade, usuários de drogas, alcoólatras, angústia, desespero e principalmente depressivos com pensamentos de morte. Muitas vezes a falta de apoio podem levá-los a executar o suicídio.

Mais do que um programa para agregar à humanidade, organizações deveriam se preocupar mais em realizar projetos dessa natureza como forma de valorização de Capital Humano, auxiliando na prevenção de casos mais drásticos e por que não contribuindo com resultados financeiros mais positivos?

Bom para o empresariado. Bom para todos nós.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.