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Século XXI, uma Escassez de Líderes

Em pleno século XXI, organizações falam sobre a falta do verdadeiro Líder, aquele faz a diferença nas empresas. Então quais são as competências necessárias para um grande líder no novo milênio?

Em pleno século XXI escuto organizações falarem sobre a falta do verdadeiro Líder, aquele faz a diferença nas empresas.

As competências necessárias para um grande líder no novo milênio, está alicerçada em duas bases importantes: Gestão de Pessoas e Gestão do Negócio, essas duas colunas são o alicerce para todas as outras que estão fazendo parte dessas duas.

Stew Friedman, professor de gestão na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, promoveu uma pesquisa que está baseada numa liderança sem fronteiras, e uma das partes da sua pesquisa está ligada às queixas que as pessoas fazem por uma falta de líderes, ou seja, pela escassez de líderes.

Ele escreveu: “É verdade, há um longo caminho a percorrer em termos de como pensamos sobre a importância de desenvolver a capacidade de liderança e de dar às pessoas um senso de confiança e competência na criação de uma mudança sustentável e significativa em suas vidas, é um dos objetivos principais da abordagem da liderança total. Por não se levar essa questão suficientemente a sério, ainda há muitos dos talentos e esforços sendo desperdiçados, mas isso não quer dizer que não tenhamos feito um grande progresso.” (Liderança como atingir o sucesso organizacional, p.141,2014).

Pensando nisso, vejo que as mudanças estão cada vez mais fortes no século XXI, do que em outros, e dou razão às três bases que a 4a Revolução Industrial colocou, que são: “Velocidade, Profundidade e Tecnologia”.

Vejamos o exemplo próximo de nós, o Brasil, em 20 dias de governo, quanto que o atual já fez para colocar o país nos trilhos. Demissão de muitos funcionários sem produtividade, mudanças de comandos em empresas estatais, etc. Isso mostra com que velocidade o Brasil vai fazer suas mudanças, inclusive nos negócios, na educação e na própria máquina.

Mas quero falar de um assunto importante no nosso cotidiano, em que as mudanças acontecem rapidamente, e nós às vezes demoramos para dar conta disso.

Como Coach, e tendo experiências de grandes Multinacionais, onde trabalhei, passei por grandes mudanças; por exemplo, no final da década de 80, reengenharia de processos, isso gerou, no inicio da década de 90, o downsizing, e muitas das funções que existiam nas organizações acabaram, por conta da tecnologia.

O Século XXI, tem sua marca no conhecimento, por isso chamado era do conhecimento, isso trouxe e está trazendo grandes mudanças na área da educação, da medicina, no comportamento humano, na forma como entendemos nosso cérebro, nas questões fundamentais de valores humanos, e não está fácil para as grandes organizações se adaptarem a esse modelo de rapidez na mudança.

As grandes organizações terão muitas dificuldades de adaptarem seu negócio no mundo da mudança com a velocidade que acontece, com a profundidade que é necessária e a tecnologia que muda a cada dia, isso está atingindo também as pessoas.

Kotter escreveu isso no seu livro “Liderando Mudanças” 2017, ed. Alta Books, numa questão fundamental: “Organizações em Transformação: Por que as empresas falham?”

“De acordo com qualquer medida objetiva, a quantidade de mudanças significativas e frequentemente traumáticas nas organizações tem crescido substancialmente ao longo das duas últimas décadas. Embora algumas pessoas acreditem que a maioria dos projetos de reengenharia, mudanças de estratégia, fusões, downsizing, qualidade e renovação cultural desaparecerá em breve, penso que isso é altamente improvável. Poderosas forças macroeconômicas funcionam aqui, podendo crescer mais ainda nas próximas décadas. Como resultado, cada vez mais organizações serão levadas a reduzir os custos, melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, estabelecer novas oportunidades de crescimento e aumentar a produtividade.” (Kotter p.3)

Como vimos, isso também, é para nós, que somos, sem sombra de dúvidas, uma organização, só basta olhar para sua área profissional.

Que perguntas devemos então nos fazer:

  1. Será o que faço hoje vai continuar no futuro?
  2. Que competências serão necessárias nesse futuro que está emergindo?
  3. Quais serão as profissões do futuro?
  4. Já estudei tanto, será que preciso continuar estudando?
  5. A minha empresa, “Você Ltda.” está pronta para essas mudanças que já estão acontecendo?
  6. Os meus clientes enxergam na minha organização essas mudanças?
  7. O que eu vendo?
  8. O mundo atual compra produtos?
  9. Qual a forma de pensar que a nova sociedade espera? Eu penso assim?
  10. Que valores estão valendo hoje? Os meus estão alinhados?
  11. A minha organização tem claro as três colunas da 4a revolução Industrial: Velocidade, Profundidade e Tecnologia?

Bem, aproveite para fazer essa reflexão, e não demore para se adaptar a essas mudanças.

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
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