Ser um empreendedor visionário, eis a questão!

Publicado em 08 de junho de 2015

Isto não é o fim. Nem mesmo o começo do fim.
Mas talvez seja o fim do começo.
(Winston S. Churchill)

Há umas poucas décadas, virou moda as empresas gastarem muitas horas e muito dinheiro na elaboração de declarações elegantes de visão, valores, missão, objetivos, aspiração e assim por diante. É claro que declarações desse tipo são coisas boas e podem ser bastante úteis, mas é importante deixar claro que não é a essência de uma empresa visionária. Não podemos ser ingênuos e pensar que o simples fato de a empresa ter uma “declaração de visão”, de forma alguma, garante que ela se torne uma empresa visionária. Uma declaração pode ser o primeiro passo importante, mas é apenas o primeiro passo. Mas, qual é então a essência de uma empresa visionária?

A essência de uma empresa visionária é transformar a sua ideologia central em sua motivação pela busca do progresso na estrutura fundamental da organização - em metas, estratégias, táticas, diretrizes, processos, práticas culturais, posturas de gerenciamento, layout dos prédios, sistemas de pagamento, sistemas de contabilidade, definição de cargos - em tudo que a empresa faz. Uma empresa visionária cria um ambiente completo que cerca os empregados, bombardeando-os com um conjunto de sinais tão consistentes e que fortalecem uns aos outros, que se torna praticamente impossível confundir a ideologia e as ambições da empresa.

James C. Collins no livro Feitas para Durar cita o exemplo da empresa Merck líder em produtos de alta tecnologia e de elevada qualidade, na área farmacêutica e química. No fim da década de 1920, George W. Merck criou a parte mais importante da visão da empresa. Com base nos valores centrais de integridade, contribuição à sociedade, responsabilidade para com os clientes e funcionários e as busca inequívoca pela qualidade e excelência, ele via a Merck como uma empresa de classe mundial que beneficia humanidade através de contribuições inovadoras para a medicina.  Ao longo dos anos a visão de George Merck tornou-se cada vez mais real e alinhada aos propósitos da empresa. Suas práticas na excelência em pesquisa e nas experiências científicas comprovam o quanto a empresa cumpre a visão a qual se propôs. Relatos de funcionários afirmam que é simplesmente impossível trabalhar na Merck e não ser absorvido pela ideologia da empresa, já que ela está em todo lugar e é dessa forma há quase um século.

O exemplo da Merck serve como reflexão para o que realmente é ser visionário. De nada adianta ter muito bem escrito e definido o propósito através de palavras bonitas e profundas, se na prática no dia a dia o propósito não estiver presente em todas as ações e práticas da empresa. É um desafio no mínimo instigante, e ele deve iniciar pela consciência do empreendedor ao responder a seguinte pergunta: Qual é afinal a razão de existir do meu negócio?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.