Sexta-feira 13... Você vai sair de casa?!

Publicado em 13 de novembro de 2015

Ao ler o título desta postagem, muita gente deve ter ficado de "cabelo em pé". Afinal, se o Coaching é um processo que tende a combater as crenças limitantes, como é que aparece algum Coach exatamente explorando uma das mais antigas e fortes crendices com que se convive na sociedade brasileira? Sem mais perda de tempo e espaço, que tal entender de onde vem essa mística e, com isso, facilitar qualquer trabalho que seja encaminhado junto a um amigo, parente ou funcionário?

Conforme os estudiosos do Cristianismo, o número 13 tem "cara de poucos amigos" (com exceções para algumas pessoas, como tudo no mundo) porque, na última ceia de Cristo, estavam treze pessoas à mesa e uma delas era o traidor, Judas Iscariote. Na mitologia nórdica, também a tragédia ocorreu em um banquete para doze pessoas. O Deus Solar Balder, filho de Odin, é morto por Loki, espírito do mal e da discórdia, que não gostava dos atos de benevolência e paz praticados pelo inimigo sacrificado.

Um aspecto que deve ser lembrado é que, na numerologia, o 12 representa algo pleno e completo, sendo que essa harmonia seria quebrada pelo número 13. Não é novidade que há prédios cujos elevadores não têm o 13º andar e há companhias aéreas que não têm a 13ª fileira de poltronas. Na Grécia, existe uma expressão curiosa para tratar desse medo da sexta-feira (paraskevi) 13 (dekatreis): paraskevidekatriafobia. Na França, a associação dessa data com o mal e o azar fica vinculada à vingança do Rei Felipe contra os templários, em uma sexta-feira (13 de outubro de 1307).

Para quem gosta de lidar com fatos para com isso reforçar suas crendices, um dos mais curiosos está associado à corrida espacial americana em uma situação que emocionou o mundo. No dia 11/4/1970, exatamente às 13 horas e 13 minutos, foi lançada ao espaço a nave Apolo 13, que teve grave acidente em 13 de abril, exigindo um trabalho rápido e competente da NASA para salvar a vida dos tripulantes.

Voltando ao momento mais "pé-no-chão", que a superstição faz parte do nosso cotidiano nem há dúvidas. No caso dos animais, em geral, há uma tendência a associar o recebimento de um "prêmio" à repetição de movimentos. Quem vê os espetáculos de baleias e golfinhos, por exemplo, percebe o quanto eles são premiados com alimento-extra a cada ato bem realizado. No caso de seres humanos, fica ainda amplificada essa associação, ou seja, a espera de um prêmio a cada ato de sucesso.

Nos queremos ter respostas às nossas dúvidas e expectativas de conhecimento, de forma a construir uma aparente sensação de poder e domínio sobre o que nos cerca. Para quem segue ou pratica a arte do Tarô, o Arcano 13 é a carta da morte, até por uma possível associação com as letras hebraicas. Nas tradições de magia ocidental, como a Wicca (bruxaria moderna), é claramente sugerido o número de 13 participantes em rituais. Então cabe, a partir deste ponto, olhar toda essa questão sob uma outra ótica, muito mais próxima daquilo que o profissional de Coaching pode oferecer aos seus clientes.

A morte, mesmo quando considerada fisicamente, é vista por muitas religiões e filosofias como a passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com conotação evolutiva. No cotidiano, o Arcano 13 (carta da morte) simbolicamente representa o sinal de mudanças de como encarar a vida e de significativas transformações internas e externas. Na numerologia, o treze – pela somatória de seus dois dígitos, 1 e 3 – representa o quatro, visto como um forte indício de boa sorte e sucesso.

Pois então, considerando tudo o que foi escrito acima e com a permissão dos Deuses citados, este espaço Dimensões do Sucesso quer registrar um grande desejo de que cada leitor faça uma introspecção e veja as oportunidades que tem perdido por ficar vinculado a uma posição pessoal ou profissional que, se não lhe dá prazer, também não o incomoda. Em tempos de grandes mudanças na vida do país, quem sabe não é este o momento de fazer valer a mudança também na sua, trocando a perspectiva negativa de uma sexta-feira 13 para o ato de crescimento e transformação pessoal?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.