fbpx

Só os ordinários não correm riscos!

Não deseja se destacar? Faz apenas o habitual solicitado? Não corre riscos? Se você quer crescer na carreira ou ter seu próprio negócio, será inevitável aprender que estará cada vez mais diante de riscos.

Antes de iniciar, é preciso esclarecer que, como ordinário, refiro-me aos comuns, aqueles que não desejam se destacar, os que não fazem mais do que o habitual solicitado. Estes são aqueles que realmente não correm riscos por conta própria. Agora, se você quer crescer na carreira ou ter seu próprio negócio, será inevitável aprender que estará cada vez mais diante de riscos.

Pense um pouco, a estrutura hierárquica nas empresas (assim como na vida cotidiana) pode ser resumida em uma pirâmide. Sendo que na base da pirâmide está a maioria das pessoas, com funções mais operacionais e no topo da pirâmide menos pessoas, com funções mais estratégicas. Na base se ganha menos, no topo se ganha mais. Na base precisa-se de menos qualificação, no topo precisa-se de mais qualificação. O mesmo vale para as “classes sociais”, na base tem muita gente (E, D, C) e no topo tem menos gente (B, A, AA).

Do princípio acima se criou a ideia de crescer, para isso, cada um vive uma busca constante de novos conhecimentos, novos desafios e maiores remunerações. Entretanto, já parou para pensar quantas vagas existem para um executivo, certamente são menores do que para um gerente, que são menores do que para supervisores, que por sua vez são menores do que as vagas da base da pirâmide, concorda?

A verdade, é que quanto mais você cresce, mais competitivo também fica o mercado e, mais arriscado passa ser estar lá no topo. Ou seja, quem quer crescer na carreira, automaticamente está assumindo mais riscos também. Cansei de ver amigos meus super qualificados serem demitidos porque as empresas também crescem e acabam fazendo fusões e enxugando vagas.

Foi quando eu percebi isso, que na verdade continuar crescendo me trazia mais riscos e menos retorno, que percebi, que ser um excelente empregado e uma super carreira, era tão arriscado quanto ser empresário. Diante disso tudo concluo… riscos mesmos não correm, apenas aqueles que decidiram ser ordinários.

Gostaria de saber sua opinião, você concorda ou não? Quais são os maiores medos que tem com relação à sua carreira? Mande seus comentários e dúvidas que será um prazer respondê-las.

César Santiago é Coach certificado internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI). Pós-graduado em Gestão de Projetos. Atuou por 13 anos em diversas funções de liderança e trabalhou em dois dos maiores grupos de educação do Brasil. Desenvolve treinamentos focados no desenvolvimento de competências. Autor do livro “Minha Vocação: Uma Jornada rumo à realização e sucesso”. Criador do treinamento on-line minhavocacao.com, dedica-se a contribuir para que jovens e empresas possam descobrir o poder de realização em conciliar Vocação e Carreira podem trazer para suas vidas, negócios e para o mundo. É atualmente CEO na empresa Eu Salto Alto – Mulheres de Negócio, escola de Negócios, Desenvolvimento, Treinamentos e Capacitação de Mulheres Empreendedoras.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa