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Sobre a criação e o desenvolvimento de uma academia docente no ambiente escolar

A academia docente é orientada à pessoa-professor. Esta indissociabilidade é desenvolvida e acolhida durante as leituras e releituras humanizadas do ambiente acadêmico.

A decisão por criar uma academia docente parte da direção pedagógica. Trata-se de uma diretriz estratégica à disponibilização de espaços e recursos ao professor, com motivação de que ele permaneça em constante atualização: pessoal, acadêmica e profissional.

Ela caminha ao lado de programas de capacitação que ocorrem continuamente durante o ano letivo. Por meio deles, o professor recebe as boas novas vindas das mais diversas áreas do conhecimento: há oficinas, palestras, viagens programadas e outros formatos capazes de propiciar vivências e aprendizados.

O desenvolvimento dessa academia é feito pelo departamento de recursos humanos em conjunto com os professores-líderes escolhidos – costumeiramente – pelos coordenadores de: área ou ensino. Inicialmente ela é fundamenta em três pilares:

1) Investigação

O professor é convidado a colocar-se como crítico e investigador das práticas de ensino e condutas profissionais que utiliza. Ele poderá construir relações que promovem/amplificam: o processo de ensino-aprendizagem e a sua progressão profissional.

2) Autoformação

A partição nos programas de capacitação, as vivências em eventos acadêmicos fora da instituição de ensino e o constante aprendizado em viagens que realiza: são características dos professores que escolhem a autoformação. Este pilar convida o docente a desenvolver/ampliar o olhar para si e para o outro.

3) Interação

Neste pilar o professor é convidado a exercitar as ações: comunicar, mediar, colaborar e cooperar com o outro e com o viver escolar; bem como, a participar da constante releitura dos papéis docentes.

A academia docente é orientada à pessoa-professor. Esta indissociabilidade é desenvolvida e acolhida durante as leituras/releituras humanizadas do ambiente acadêmico. Essa premissa permite que:

  • Desafios encontrados na relação professor-aluno possam ser compartilhados e solucionados em conjunto com os pares;
  • Contribuições e relacionamentos entre unidades/cursos/disciplinas fiquem visíveis e disponíveis para exercícios;
  • A instituição ensino transmita crenças/valores com a intenção de que os docentes contribuam em conjunto: à identidade, à missão e ao legado acadêmico;
  • Debates sobre as integrações das tecnologias da informação e comunicação sejam realizados e divulgados;
  • O professor e gestão escolar aproximem-se constantemente.

A metodologia de Coaching Acadêmico pode ser utilizada durante a academia docente. A experiência mostra que resultados são alcançados com agilidade e que mudanças são aceitas e praticadas com maior frequência.

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
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